Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

TJ-BA implementa Projeto “Veredicto” para julgar processos com mais de 15 anos em três comarcas

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) instituiu, por meio de Ato Normativo Conjunto, o Projeto “Veredicto”. A iniciativa tem como foco o cumprimento da Meta 2 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e visa ao julgamento de processos com mais de 15 anos de tramitação, ainda sem resolução do mérito. A ação também pretende impulsionar e julgar, na maior extensão possível, o acervo processual estático em Varas do interior do estado.

A vigência do projeto se estende até 31 de janeiro de 2026 e abrange a Vara dos Feitos Relativos às Relações de Consumo, Cíveis, Comerciais, Registro Público, Acidente de Trabalho e Fazenda Pública da comarca de Amargosa; a 1ª Vara dos Feitos Relativos às Relações de Consumo, Cíveis, Comerciais, Registro Público e Acidente de Trabalho da comarca de Ipiaú; e a Vara de Jurisdição Plena da comarca de Una.

O ato foi assinado pela presidente do TJ-BA, desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, e pela corregedora das Comarcas do Interior, desembargadora Pilar Célia Tobio de Claro. O normativo fundamenta-se no “princípio constitucional da duração razoável do processo” e na “necessidade do enfrentamento do passivo de processos que tramitam há mais de 15 anos nas unidades judiciárias das comarcas de entrância inicial e intermediária”.

Conforme a determinação, o Grupo de Saneamento do projeto será composto por duas equipes. A equipe estratégica, focada em planejamento e monitoramento, terá a função de definir diretrizes e fluxos de trabalho, realizar estudo do acervo da unidade a ser saneada e monitorar o desenvolvimento das atividades.

À equipe operacional, direcionada à execução dos atos judiciais, cabem os seguintes objetivos: imprimir celeridade no processamento e julgamento dos feitos pertencentes à Meta 2 mais antigos do CNJ; reduzir, pelo menos, em 80% o quantitativo de feitos estáticos há mais de 120 dias nos gabinetes e nas secretarias; zerar a tarefa de processos pendentes de apreciação de tutela provisória de urgência; incrementar, tanto quanto possível, o percentual de cumprimento das demais Metas do Conselho Nacional de Justiça; e elevar o Índice de Atendimento à Demanda (IAD), bem como reduzir a taxa de congestionamento processual.

*bahianotícias

Foto: Aline Gama / Bahia Notícias

Mais Notícias

Bahia entrega primeira CNH do novo programa nacional

A Bahia realizou, nesta segunda-feira (2), a entrega da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) emitida no estado dentro do programa CNH do Brasil. A entrega ocorreu na sede do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), em Salvador, e teve como primeiro beneficiado o soldador André Ricardo, que obteve

Leia mais »

Anvisa aprova semaglutida para reduzir risco de infarto e AVC

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta segunda-feira (2) o uso da semaglutida para redução do risco de eventos cardiovasculares. A substância é o princípio ativo de medicamentos como Ozempic e Wegovy, conhecidos pela eficácia no controle do diabetes tipo 2 e na perda de peso. Com a

Leia mais »

Governo da Bahia lança concurso da Adab com 200 vagas

O Governo da Bahia publicou o edital do concurso público da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), com oferta de 200 vagas para o quadro efetivo da autarquia. As oportunidades são para médicos veterinários, engenheiros agrônomos e técnicos em áreas ligadas ao setor agropecuário, contemplando cargos de Fiscal

Leia mais »