Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

SUS passa a oferecer canetas emagrecedoras para pacientes com obesidade

O Sistema Único de Saúde (SUS) iniciou nesta sexta-feira (26) um projeto-piloto para oferecer gratuitamente medicamentos à base de semaglutida, princípio ativo das chamadas canetas emagrecedoras, a pacientes com obesidade grave acompanhados pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC), no Rio Grande do Sul.

Batizada de Real-Bari, a pesquisa vai acompanhar 250 pacientes durante dois anos. O objetivo é avaliar a eficácia clínica do tratamento, os custos da terapia e a possibilidade de incorporar o medicamento à rede pública de saúde.

Os participantes precisam ter diagnóstico de obesidade há pelo menos um ano, comprovar que não obtiveram resultados com tratamentos convencionais, como dieta e atividade física, e estar aptos a realizar a autoaplicação do medicamento ou contar com auxílio de um cuidador.

Durante o estudo, serão analisados indicadores como perda de peso, qualidade de vida, resultados de exames, evolução clínica, condições após procedimentos cirúrgicos e o impacto financeiro da utilização da semaglutida no SUS.

A iniciativa é voltada, principalmente, para pacientes com obesidade grave que aguardam cirurgia bariátrica e precisam reduzir o peso antes do procedimento. Segundo o GHC, 91% dos pacientes obesos atendidos pela unidade apresentam obesidade mórbida, mas menos da metade reúne condições para realizar a cirurgia.

O protocolo foi desenvolvido em parceria entre o Ministério da Saúde e o Grupo Hospitalar Conceição. O financiamento da pesquisa será feito por meio da Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAURGS), com recursos da fabricante do medicamento.

*metro1

Foto: Canva Imagens

Facebook
Twitter
LinkedIn
X
WhatsApp
Telegram

Mais Notícias

Itamaraty confirma morte de dois brasileiros após terremotos na Venezuela

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) confirmou, nesta quinta-feira (25), a morte de dois brasileiros em decorrência dos terremotos que atingiram a Venezuela na noite de quarta-feira (24). As vítimas são um homem e uma mulher, cujas identidades não foram divulgadas. Em nota publicada nas redes sociais, o Itamaraty informou

Leia mais »