Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

SUS não terá novos remédios para obesidade, decide comissão do Ministério da Saúde

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) se posicionou contra a inclusão dos medicamentos Wegovy (semaglutida) e Saxenda (liraglutida) no Sistema Único de Saúde para o tratamento da obesidade. Ambos são popularmente conhecidos como “canetas emagrecedoras”.

A deliberação ocorreu em reunião realizada no dia 8 de maio, cujo vídeo foi disponibilizado apenas nesta terça-feira (13), no canal oficial da Conitec no YouTube. Na ocasião, os integrantes da comissão avaliaram o pedido de incorporação da semaglutida para pacientes com obesidade grau 2 ou 3, sem diagnóstico de diabetes, com idade mínima de 45 anos e histórico de doença cardiovascular.

A recomendação foi pelo envio da proposta à consulta pública, mas com parecer preliminar contrário à adoção da tecnologia pelo SUS.  No caso da liraglutida, a apreciação inicial foi para a inclusão no tratamento da obesidade e diabetes mellitus tipo 2. A recomendação e o parecer foram iguais ao da semaglutida.

Os pedidos para inclusão do Wegovy (semaglutida e do Saxenda (liraglutida) no SUS foi feito pela farmacêutica Novo Nordisk, fabricante dos medicamentos.

*Metro1

Foto: Canva

Mais Notícias

Sarampo cresce 32 vezes nas Américas em um ano; veja situação do Brasil

Após o aumento significativo de casos de sarampo na região das Américas em 2025 e no início de 2026, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) emitiu um alerta epidemiológico na última terça-feira (3). Segundo a OPAS, quase 15 mil casos da doença foram confirmados no continente no ano passado, um crescimento de mais de

Leia mais »