Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

SUS completa 35 anos com ampliação do atendimento especializado no Brasil

Criado pela Constituição de 1988 e regulamentado em 1990 pelas Leis nº 8.080 e nº 8.142, o Sistema Único de Saúde (SUS) completa 35 anos nesta sexta-feira (19), sendo responsável por garantir atendimento gratuito a cerca de 70% da população brasileira. Para ampliar o acesso à saúde especializada, especialmente em áreas rurais, o governo federal lançou o programa Agora Tem Especialistas (ATE), que visa agilizar consultas, cirurgias e tratamentos especializados.

O ATE conta com a atuação de mais 3.500 médicos especialistas em áreas como cardiologia, oncologia, ginecologia, ortopedia, otorrinolaringologia, oftalmologia, cirurgia geral e anestesia. Além disso, toda a rede pública e privada que aderiu ao programa passou a funcionar com turnos estendidos, incluindo atendimento noturno, aos fins de semana e feriados. Na Bahia, 48 novos especialistas foram enviados a 18 municípios do interior, com a meta de reduzir pela metade a fila de espera até dezembro.

Outra frente do programa é a inclusão de 150 unidades móveis, como carretas e veículos equipados para levar serviços de saúde a comunidades remotas, como indígenas, quilombolas, ribeirinhas e caminhoneiros nas estradas. Também estão sendo realizados mutirões de saúde em datas não convencionais para ampliar o alcance dos atendimentos.

*Metro1

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Mais Notícias

Serviços do INSS voltam a funcionar após uma semana

Os serviços do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) voltaram a funcionar normalmente após uma semana de suspensão dos atendimentos presenciais e os canais de atendimento ficarem fora do ar. Entre os canais está o simulador de aposentadoria, que pode ser acessado pelo site ou aplicativo a partir desta quarta-feira

Leia mais »

Companhias aéreas podem ser punidas por mudança de classe em voos sem permissão do passageiro; entenda

Um Projeto de Lei que proíbe que companhias aéreas mudem passageiros para uma classe inferior à contratada (downgrade) sem consentimento prévio está em análise na Câmara dos Deputados. O PL também estabelece indenizações automáticas aos consumidores afetados. O texto prevê que, caso o downgrade ocorra, a empresa será obrigada a oferecer

Leia mais »