Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

STF autoriza atuação de enfermeiros e técnicos em aborto legal

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta sexta-feira (17) que enfermeiros e técnicos em enfermagem podem atuar na realização de abortos previstos pela legislação, como nos casos de estupro, risco à saúde da gestante e fetos anencéfalos. A decisão também garante que esses profissionais não podem ser punidos.

A medida foi tomada após ações de entidades que apontaram falhas no atendimento de mulheres que buscam o aborto legal em hospitais públicos. Barroso entendeu que esses profissionais podem participar da interrupção gestacional, especialmente em abortos medicamentosos na fase inicial da gravidez, desde que compatíveis com sua formação.

Para assegurar a proteção dos profissionais, o ministro estendeu a aplicação do Artigo 128 do Código Penal aos enfermeiros e técnicos. Este artigo isenta médicos de punição nos casos de aborto em situações previstas pela lei.

Barroso também determinou a suspensão de processos contra enfermeiros e proibiu a criação de barreiras ao aborto legal. A decisão já está em vigor, mas ainda depende de aprovação do plenário do STF. Este foi um dos últimos atos do ministro, que se aposenta a partir deste sábado (18).

*Metro1

Foto: Ingrid Anne/Prefeitura de Manaus

Mais Notícias

Serviços do INSS voltam a funcionar após uma semana

Os serviços do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) voltaram a funcionar normalmente após uma semana de suspensão dos atendimentos presenciais e os canais de atendimento ficarem fora do ar. Entre os canais está o simulador de aposentadoria, que pode ser acessado pelo site ou aplicativo a partir desta quarta-feira

Leia mais »

Companhias aéreas podem ser punidas por mudança de classe em voos sem permissão do passageiro; entenda

Um Projeto de Lei que proíbe que companhias aéreas mudem passageiros para uma classe inferior à contratada (downgrade) sem consentimento prévio está em análise na Câmara dos Deputados. O PL também estabelece indenizações automáticas aos consumidores afetados. O texto prevê que, caso o downgrade ocorra, a empresa será obrigada a oferecer

Leia mais »