Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Senado pauta projeto que flexibiliza Lei de Responsabilidade Fiscal 25 anos após sua criação

O Senado Federal pautou para esta terça-feira (8) a votação de um projeto que propõe o afrouxamento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), ao excluir os gastos com terceirização dos limites de despesas com pessoal.

O projeto, de autoria da deputada Elcione Barbalho (MDB-PA), já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e agora está em debate no Senado. A proposta gerou controvérsias, especialmente entre parlamentares e analistas fiscais, que alertam para o risco de burla dos limites de despesas com pessoal, permitindo que estados e municípios gastem mais sem comprometer o cumprimento das regras fiscais. O relator do projeto, senador Efraim Filho (União Brasil-PB), não respondeu aos pedidos de comentário sobre as preocupações levantadas.

O Ministério da Fazenda e o Tesouro Nacional se mostraram contrários à flexibilização e defendem que todos os gastos com terceirização devem ser considerados nas despesas com pessoal.

*Metro1

Foto: Andressa Anholete/Agência Senado

Mais Notícias

Sarampo cresce 32 vezes nas Américas em um ano; veja situação do Brasil

Após o aumento significativo de casos de sarampo na região das Américas em 2025 e no início de 2026, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) emitiu um alerta epidemiológico na última terça-feira (3). Segundo a OPAS, quase 15 mil casos da doença foram confirmados no continente no ano passado, um crescimento de mais de

Leia mais »