Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Sarampo cresce 32 vezes nas Américas em um ano; veja situação do Brasil

Após o aumento significativo de casos de sarampo na região das Américas em 2025 e no início de 2026, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) emitiu um alerta epidemiológico na última terça-feira (3).

Segundo a OPAS, quase 15 mil casos da doença foram confirmados no continente no ano passado, um crescimento de mais de 30 vezes em relação a 2024. Neste ano, apenas nas três primeiras semanas, outros mil casos já foram registrados. A organização aponta ainda que a maioria das infecções ocorreu em pessoas não vacinadas ou sem informação sobre o esquema vacinal. O grupo com maiores taxas de incidência foram crianças menores de cinco anos, com destaque para bebês com menos de um ano — público considerado mais vulnerável às formas graves da doença.

O alerta traz também informações sobre a queda na cobertura vacinal nos países das Américas. Em muitos deles, a aplicação da segunda dose da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, permanece abaixo dos 95% recomendados para evitar a circulação do vírus. Entre os países que lideram o número de casos na região estão o México, Canadá e Estados Unidos. No Brasil, os registros confirmados em 2025 foram associados, em sua maior parte, à importação do vírus, segundo o relatório.

Casos no Brasil
Em 2025, foram confirmados 14.891 casos e 29 mortes em 13 países, representando um aumento de 32 vezes em relação aos 466 casos notificados em 2024. O Brasil registrou 38 casos de sarampo, distribuídos pelo Distrito Federal e seis estados. Nas primeiras três semanas de 2026, o país ainda não registrou novos infectados.

Nos estados brasileiros, a distribuição dos casos se deu da seguinte forma: Tocantins (25 casos); Mato Grosso (6 casos); São Paulo e Rio de Janeiro (2 casos cada); Distrito Federal, Maranhão e Rio Grande do Sul (1 caso cada).

*metro1

Foto: Reprodução/Pixabay

Mais Notícias

Serviços do INSS voltam a funcionar após uma semana

Os serviços do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) voltaram a funcionar normalmente após uma semana de suspensão dos atendimentos presenciais e os canais de atendimento ficarem fora do ar. Entre os canais está o simulador de aposentadoria, que pode ser acessado pelo site ou aplicativo a partir desta quarta-feira

Leia mais »