Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Revisão da vida toda do INSS: Moraes vota para liberar andamento de processos

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou a favor da retomada dos processos relacionados à chamada “revisão da vida toda” do INSS, que estavam suspensos. No entanto, ele destacou que as decisões devem seguir o entendimento firmado pela Corte em 2024, que considerou inviável esse tipo de revisão.

A “revisão da vida toda” discutia a possibilidade de incluir, no cálculo das aposentadorias, todas as contribuições feitas pelos segurados ao INSS antes de julho de 1994. A tese chegou a ser validada pelo STF em 2022, mas acabou sendo revertida dois anos depois.

Em seu voto, apresentado nesta sexta-feira, o ministro sugere uma modulação de efeitos levando em consideração o que o Supremo decidiu em 2024. Assim, ele estabelece que aposentados e pensionistas não precisam devolver os valores que receberam do INSS por meio de decisões judiciais dadas até o momento em que a Corte mudou de entendimento sobre o tema. O julgamento que começou nesta sexta-feira tem previsão para ocorrer até o próximo dia 13, mas até lá pode ser suspenso por pedido de vista ou destaque.

*metro1

Foto: Reprodução/Adobe Stock

Mais Notícias

Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Ouvidoria Municipal, reforça diálogo com a população e apresenta resultados de janeiro

Canal registrou 52 atendimentos concluídos com êxito, fortalecendo a transparência e a participação social A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, por meio da Ouvidoria Municipal, reforça que o serviço segue como um canal direto entre a população e a gestão pública. Somente no mês de janeiro, foram registradas

Leia mais »

POLÍCIA CIVIL PRENDE PAI QUE ESTUPROU À PROPRIA FILHA

A POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DA BAHIA, através dos policiais civis da Delegacia Territorial de Amargosa/Ba, na data de ontem (03/02/2026) deram cumprimento ao MANDADO DE PRISÃO PREVENTIVA contra o individuo de iniciais O.D.J.S., , 34 anos de idade, ele é acusado de ter estuprado sua filha de iniciais A.B.C.S.S.

Leia mais »