Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Relator inclui despacho gratuito de malas de até 23 kg em projeto sobre bagagens em voos

O deputado Neto Carletto (Avante-BA), relator do Projeto de Lei 5.041/2025, que trata da gratuidade de malas de mão em voos, incluiu no texto o despacho gratuito de bagagens de até 23 quilos. O substitutivo foi apresentado nesta terça-feira (28) e deve ser votado ainda nesta semana no plenário da Câmara dos Deputados.

Segundo o parlamentar, a resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que autorizou a cobrança pelo despacho de bagagens em 2017 não resultou na redução dos preços das passagens, como alegavam as companhias aéreas à época.

O novo parecer mantém a gratuidade do porte de malas de mão, determinando que, se o volume não couber no bagageiro, o despacho deverá ser feito sem custo adicional. Também foi preservado o direito de levar mochilas ou bolsas sob o assento, que poderão ser regulamentadas posteriormente.

Carletto limitou a aplicação da regra a voos nacionais, argumentando que a ampliação para voos internacionais poderia “suscitar questionamentos quanto ao cumprimento de acordos bilaterais e reduzir a oferta de voos de empresas de baixo custo”.

A votação faz parte da estratégia do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), de recuperar a popularidade dos parlamentares após a aprovação da PEC da Blindagem.

De acordo com dados do setor, o valor médio das passagens aéreas subiu de R$ 552,51 em agosto de 2017 para R$ 650,91 em agosto de 2025, mesmo com oscilações durante a pandemia.

*Metro1

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Mais Notícias

Serviços do INSS voltam a funcionar após uma semana

Os serviços do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) voltaram a funcionar normalmente após uma semana de suspensão dos atendimentos presenciais e os canais de atendimento ficarem fora do ar. Entre os canais está o simulador de aposentadoria, que pode ser acessado pelo site ou aplicativo a partir desta quarta-feira

Leia mais »

Companhias aéreas podem ser punidas por mudança de classe em voos sem permissão do passageiro; entenda

Um Projeto de Lei que proíbe que companhias aéreas mudem passageiros para uma classe inferior à contratada (downgrade) sem consentimento prévio está em análise na Câmara dos Deputados. O PL também estabelece indenizações automáticas aos consumidores afetados. O texto prevê que, caso o downgrade ocorra, a empresa será obrigada a oferecer

Leia mais »