Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Redução da jornada de trabalho de 44 para 36 horas semanais é analisada por Comissão em audiência pública

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado realiza nesta terça-feira (8), às 14h, uma audiência pública sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 148/2015), que visa reduzir a jornada de trabalho semanal de 44 para 36 horas. A iniciativa foi solicitada pelo senador Rogério Carvalho (PT-SE).

A PEC, proposta pelo senador Paulo Paim (PT-RS), altera a Constituição Federal para uma redução gradual da carga horária: 40 horas no primeiro ano, com redução de uma hora a cada ano, até atingir as 36 horas. Enquanto a medida não for concluída, o limite permanecerá em 44 horas semanais.

O relator, senador Rogério Carvalho, apresentou parecer favorável, sugerindo emendas como a garantia de dois dias de descanso semanal e a manutenção do salário durante a transição.

Participam do debate Shakti Prates Borela, do Ministério do Trabalho, e Abel Santos, do Movimento Vida Além do Trabalho (VAT). Outros convidados, como deputados e representantes do Ministério das Mulheres, ainda não confirmaram presença. Cidadãos podem enviar perguntas ao vivo via Ouvidoria do Senado ou Portal e‑Cidadania.

*Metro1

Foto: Arthuro Paganini/Governo de Sergipe Fonte: Agência Senado

Mais Notícias

INSS foi a primeira instituição a adotar medida contra o Master, diz Waller

Em depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, nesta quinta-feira (5), o presidente da entidade, Gilberto Waller Júnior, afirmou que o INSS foi a primeira instituição a tomar medidas contra o Banco Master. Ao ser questionado pelo relator da CPMI, Alfredo Gaspar (União-AL), se o INSS demorou a tomar medidas quanto

Leia mais »

Anvisa e MPF assinam acordo para combater cigarros eletrônicos

Um acordo para intensificar o enfrentamento ao comércio ilegal de dispositivos eletrônicos para fumar (DEF), popularmente conhecidos como cigarros eletrônicos ou vapes foi assinado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério Público Federal (MPF). De acordo com a Anvisa, o objetivo da parceria, com validade inicial de

Leia mais »