Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Projeto do Nordeste é finalista de prêmio da Unesco por uso ético de IA na educação

O projeto Piauí Inteligência Artificial, criado pelo governo do estado em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), foi selecionado para a edição de 2025 do Prêmio Unesco–Rei Hamad Bin Isa Al-Khalifa, que reconhece o uso inovador de tecnologias da informação e comunicação na educação. A iniciativa, indicada pela Comissão Nacional do Brasil para a Unesco, propõe uma integração crítica e responsável da inteligência artificial (IA) no ensino público, com foco em equidade e inclusão.

De acordo com a Unesco, o programa busca tornar a disciplina de IA obrigatória do 9º ano do Ensino Fundamental ao final do Ensino Médio, em um curso de três anos que alia ética digital, atividades presenciais e recursos acessíveis para escolas com infraestrutura limitada. Atualmente, o projeto beneficia mais de 90 mil estudantes e já capacitou 680 professores em 540 escolas estaduais.

Entre os quatro projetos laureados, o Piauí Inteligência Artificial foi elogiado pelo júri internacional como um “modelo abrangente e inclusivo, capaz de empoderar educadores e agentes sociais”. O Ministério das Relações Exteriores celebrou a conquista, destacando que a seleção “reflete a importância atribuída pelo Brasil às tecnologias digitais como aliadas do desenvolvimento social e educacional”.

*Metro1

Foto: Canva imagens

Mais Notícias

Serviços do INSS voltam a funcionar após uma semana

Os serviços do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) voltaram a funcionar normalmente após uma semana de suspensão dos atendimentos presenciais e os canais de atendimento ficarem fora do ar. Entre os canais está o simulador de aposentadoria, que pode ser acessado pelo site ou aplicativo a partir desta quarta-feira

Leia mais »

Companhias aéreas podem ser punidas por mudança de classe em voos sem permissão do passageiro; entenda

Um Projeto de Lei que proíbe que companhias aéreas mudem passageiros para uma classe inferior à contratada (downgrade) sem consentimento prévio está em análise na Câmara dos Deputados. O PL também estabelece indenizações automáticas aos consumidores afetados. O texto prevê que, caso o downgrade ocorra, a empresa será obrigada a oferecer

Leia mais »