Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Professores brasileiros perdem ao menos 21% do tempo de aula para manter disciplina

Os professores brasileiros perdem, em média, 21% do tempo de aula para manter a ordem em sala. O dado é da Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Talis) 2024, divulgada nesta segunda-feira (6), pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Assim, cerca de uma a cada cinco horas de aula é perdida para conseguir a atenção dos estudantes no ensino fundamental brasileiro.

O estudo compara a educação em 53 países, com base em entrevistas com professores e diretores dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano). No mesmo levantamento, quase metade dos professores brasileiros indicou que são bastante interrompidos pelos alunos, cerca de 44%. Em comparação com a OCDE, uma média de apenas 18% dos professores de todos os países avaliados relatou o problema.

Em relação ao estresse sofrido no dia a dia, o relato dos professores brasileiros é semelhante ao dos docentes dos países da OCDE: 21% dizem que o trabalho é muito estressante, enquanto a média da OCDE é 19%. O índice aumentou em 7 pontos percentuais em relação à 2018 no Brasil.

Quanto aos impactos na saúde mental e física, o Brasil supera a média dos demais países pesquisados. Entre os professores brasileiros, 16% dizem que a docência impacta negativamente na saúde mental, enquanto entre os países da OCDE, a média é 10%. Já a saúde física é muito impactada pela profissão, de acordo com 12% dos professores brasileiros, enquanto a média da OCDE é 8%.

*Agência Brasil

Foto: Bruno Peres / Agência Brasil

Mais Notícias

Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Ouvidoria Municipal, reforça diálogo com a população e apresenta resultados de janeiro

Canal registrou 52 atendimentos concluídos com êxito, fortalecendo a transparência e a participação social A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, por meio da Ouvidoria Municipal, reforça que o serviço segue como um canal direto entre a população e a gestão pública. Somente no mês de janeiro, foram registradas

Leia mais »

POLÍCIA CIVIL PRENDE PAI QUE ESTUPROU À PROPRIA FILHA

A POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DA BAHIA, através dos policiais civis da Delegacia Territorial de Amargosa/Ba, na data de ontem (03/02/2026) deram cumprimento ao MANDADO DE PRISÃO PREVENTIVA contra o individuo de iniciais O.D.J.S., , 34 anos de idade, ele é acusado de ter estuprado sua filha de iniciais A.B.C.S.S.

Leia mais »