Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Prefeitura de Santo Antônio de Jesus lança edital de PPP para modernizar iluminação pública

Objetivo da PPP é trazer setor privado para investir no município

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus publicou o edital da Parceria Público-Privada (PPP) de Iluminação Pública (IP), com previsão de investimentos de cerca de R$ 46 milhões. O objetivo da PPP é atrair o setor privado para investir no município, fazendo gestão dos serviços de Iluminação Pública pelos próximos 16 anos, incluindo a modernização em LED de 100% do parque de IP e a expansão da rede. Com lâmpadas mais eficientes e econômicas que as atualmente instaladas no município, há previsão de diminuição da conta de energia de IP em cerca de 60%. Ao final do contrato, que tem valor estimado em mais de R$ 66 milhões, Santo Antônio de Jesus terá mais de 13,5 mil pontos de luz modernizados e operados por um Centro de Comando e Operações (CCO), que serão devolvidos à gestão do município.

O edital e estudos técnicos podem ser acessados por meio do endereço eletrônico https://pncp.gov.br/app/editais/13825476000103/2025/92. O recebimento das propostas está marcado para o dia 31 de outubro de 2025, entre 10h e 12h, na sede da Bolsa de Valores de São Paulo – B3. O leilão, em que serão conhecidas as empresas interessadas e a grande vencedora da licitação, será realizado no dia 10 de novembro, às 15h, também na B3.

“A Parceria Público-Privada de iluminação pública representa um passo histórico para Santo Antônio de Jesus. Com ela, vamos modernizar toda a rede de iluminação da cidade, trazendo mais eficiência, qualidade e economia para os cofres públicos. Além do impacto positivo na nossa economia, ao atrair investimentos privados e gerar empregos, essa iniciativa vai fortalecer a segurança da população, pois ruas mais iluminadas significam mais tranquilidade para as famílias e mais confiança para quem deseja investir aqui. É um projeto que une desenvolvimento, inovação e cuidado com as pessoas. Como principal polo comercial do Recôncavo Baiano, Santo Antônio de Jesus tem potencial para virar referência no serviço de iluminação pública da região.” celebrou o prefeito Genival Deolino Souza.

O contrato da PPP inclui diversas obrigações para a vencedora da concorrência, que serão fiscalizadas pela prefeitura. A empresa que assumir a gestão ficará responsável por instalar novos postes de IP e luminárias em áreas de expansão do município. Outra cláusula, determina a implantação de inovações, como a telegestão, sistema que realiza o monitoramento online das luminárias, possibilitando a identificação remota de falhas de funcionamento e lâmpadas queimadas. Mais um avanço será a instalação de iluminação em faixas de pedestres. Além disso, prédios históricos e monumentos vão receber uma iluminação especial, destacando o acervo turístico da cidade.

O projeto é estruturado pela CAIXA, com apoio financeiro do Governo Federal, por meio do Fundo de Apoio à Estruturação de Projetos de Concessão e PPP – FEP CAIXA, com suporte institucional do Programa de Parcerias de Investimentos – PPI da Presidência da República, Ministério das Cidades e assessoramento técnico de consultorias especializadas contratadas pela CAIXA.

Dessa forma, o município de Santo Antônio de Jesus reforça seu compromisso em avançar com projetos de infraestrutura que promovam desenvolvimento sustentável, inovação e qualidade de vida para sua população.

SECOM PMSAJ

Mais Notícias

Serviços do INSS voltam a funcionar após uma semana

Os serviços do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) voltaram a funcionar normalmente após uma semana de suspensão dos atendimentos presenciais e os canais de atendimento ficarem fora do ar. Entre os canais está o simulador de aposentadoria, que pode ser acessado pelo site ou aplicativo a partir desta quarta-feira

Leia mais »

Companhias aéreas podem ser punidas por mudança de classe em voos sem permissão do passageiro; entenda

Um Projeto de Lei que proíbe que companhias aéreas mudem passageiros para uma classe inferior à contratada (downgrade) sem consentimento prévio está em análise na Câmara dos Deputados. O PL também estabelece indenizações automáticas aos consumidores afetados. O texto prevê que, caso o downgrade ocorra, a empresa será obrigada a oferecer

Leia mais »