Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Polícia alerta sobre novo golpe da ligação muda e uso de voz por IA

Criminosos têm utilizado ligações telefônicas, inclusive de curta duração, para clonar a voz de vítimas com a intenção de aplicar golpes financeiros. O alerta é da Polícia Civil de São Paulo.

O primeiro passo do golpe, segundo a polícia, é uma situação extremamente comum: telefonemas mudos, normalmente encerrados poucos segundos depois de o destinatário atender a ligação. Os criminosos usariam ferramentas de inteligência artificial para reproduzir o timbre da voz captada durante a ligação.

A etapa seguinte é entrar em contato com familiares do alvo que foi gravado, passando-se por ele e fazendo pedidos de dinheiro. “Com inteligência artificial, eles clonam seu tom e jeito de falar”, diz publicação da Polícia Civil nas redes sociais. “Depois, usam essa voz falsa para aplicar golpes, fingindo ser você e enganando até familiares.”

O método é conhecido como deep fake —técnica que usa sons e imagens reais para a criação de outras artificiais. O uso desse recurso para acessar contas bancárias também está se tornando comum.

*metro1

Foto: Canva imagens

Mais Notícias

Serviços do INSS voltam a funcionar após uma semana

Os serviços do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) voltaram a funcionar normalmente após uma semana de suspensão dos atendimentos presenciais e os canais de atendimento ficarem fora do ar. Entre os canais está o simulador de aposentadoria, que pode ser acessado pelo site ou aplicativo a partir desta quarta-feira

Leia mais »

Companhias aéreas podem ser punidas por mudança de classe em voos sem permissão do passageiro; entenda

Um Projeto de Lei que proíbe que companhias aéreas mudem passageiros para uma classe inferior à contratada (downgrade) sem consentimento prévio está em análise na Câmara dos Deputados. O PL também estabelece indenizações automáticas aos consumidores afetados. O texto prevê que, caso o downgrade ocorra, a empresa será obrigada a oferecer

Leia mais »