Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Polícia alerta sobre novo golpe da ligação muda e uso de voz por IA

Criminosos têm utilizado ligações telefônicas, inclusive de curta duração, para clonar a voz de vítimas com a intenção de aplicar golpes financeiros. O alerta é da Polícia Civil de São Paulo.

O primeiro passo do golpe, segundo a polícia, é uma situação extremamente comum: telefonemas mudos, normalmente encerrados poucos segundos depois de o destinatário atender a ligação. Os criminosos usariam ferramentas de inteligência artificial para reproduzir o timbre da voz captada durante a ligação.

A etapa seguinte é entrar em contato com familiares do alvo que foi gravado, passando-se por ele e fazendo pedidos de dinheiro. “Com inteligência artificial, eles clonam seu tom e jeito de falar”, diz publicação da Polícia Civil nas redes sociais. “Depois, usam essa voz falsa para aplicar golpes, fingindo ser você e enganando até familiares.”

O método é conhecido como deep fake —técnica que usa sons e imagens reais para a criação de outras artificiais. O uso desse recurso para acessar contas bancárias também está se tornando comum.

*Metro1

Foto: Canva imagens

Mais Notícias

PF deflagra operação que investiga venda ilegal de dados de pacientes do SUS

A Polícia Federal deflagrou uma operação para desarticular uma estrutura empresarial que acessava e vendia ilegalmente dados sensíveis de saúde de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante a operação – realizada nesta quarta-feira (4), foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão na capital paulista e nas cidades de Vinhedo e Valinhos,

Leia mais »