Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Pessoas que têm a partir de três passagens pela polícia podem perder direito de pagar fiança; entenda projeto

O Projeto de Lei que altera o Código de Processo Penal (CPP) para vedar a concessão de fiança a indivíduos que possuam histórico de passagens pela polícia está em análise na Câmara dos Deputados.

A medida — de autoria do deputado Sargento Fahur (PSD-PR) — estabelece que a polícia não poderá arbitrar fiança quando a pessoa detida estiver sendo autuada em seu terceiro inquérito policial ou respondendo à sua terceira ação penal.

“Na prática, vemos que esses indivíduos são presos, mas colocados em liberdade mediante fiança, retomando as atividades criminosas”, argumenta o parlamentar. Segundo ele, essa dinâmica gera “sentimento de impotência” nos policiais e reforça a sensação de impunidade na sociedade.

Fahur ressalta ainda que a proposta não retira o direito de defesa, mas impõe filtro para a soltura. “O Estado retira do cidadão a possibilidade de fiança, ficando a cargo do magistrado decidir pela manutenção ou não da prisão”, explica.

A legislação atualmente
Pela lei atual, o fato de a pessoa ter outros inquéritos policiais em andamento ou até ações penais (processos na justiça) não impede automaticamente o delegado de conceder a fiança na delegacia, desde que o crime cometido se encaixe nas regras gerais: pena máxima de até 4 anos e ausência de condenação definitiva.

Pela proposta, ao identificar que o detido possui dois inquéritos ou ações penais no registro, o delegado ficaria impedido de arbitrar a fiança. Nesse cenário, o indivíduo permaneceria detido até passar por audiência de custódia, onde caberia ao juiz decidir se ele deve responder preso ou em liberdade, sem a liberação mediante pagamento na delegacia.

*metro1

Foto: Canva imagens

Mais Notícias

Bahia deve receber mais de 750 mil veículos durante o Carnaval

O sistema BA-093 e a BA-099 devem receber mais de 750 mil veículos durante o Carnaval da Bahia, impulsionados pelo deslocamento de turistas rumo à folia e de baianos que seguem para praias do Litoral Norte e cidades do interior. O volume representa aumento em relação ao ano passado, com

Leia mais »

Quinze pessoas ficam feridas após ataque de abelhas na Bahia

Quinze pessoas ficaram feridas após um ataque de abelhas no distrito de Pedras Altas, no município de Capim Grosso, no norte da Bahia. Segundo informações da TV São Francisco, afiliada da TV Bahia, o caso aconteceu no sábado (7), próximo a barragem do distrito, às margens da BR-407. Quatro das

Leia mais »