Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Pessoas que têm a partir de três passagens pela polícia podem perder direito de pagar fiança; entenda projeto

O Projeto de Lei que altera o Código de Processo Penal (CPP) para vedar a concessão de fiança a indivíduos que possuam histórico de passagens pela polícia está em análise na Câmara dos Deputados.

A medida — de autoria do deputado Sargento Fahur (PSD-PR) — estabelece que a polícia não poderá arbitrar fiança quando a pessoa detida estiver sendo autuada em seu terceiro inquérito policial ou respondendo à sua terceira ação penal.

“Na prática, vemos que esses indivíduos são presos, mas colocados em liberdade mediante fiança, retomando as atividades criminosas”, argumenta o parlamentar. Segundo ele, essa dinâmica gera “sentimento de impotência” nos policiais e reforça a sensação de impunidade na sociedade.

Fahur ressalta ainda que a proposta não retira o direito de defesa, mas impõe filtro para a soltura. “O Estado retira do cidadão a possibilidade de fiança, ficando a cargo do magistrado decidir pela manutenção ou não da prisão”, explica.

A legislação atualmente
Pela lei atual, o fato de a pessoa ter outros inquéritos policiais em andamento ou até ações penais (processos na justiça) não impede automaticamente o delegado de conceder a fiança na delegacia, desde que o crime cometido se encaixe nas regras gerais: pena máxima de até 4 anos e ausência de condenação definitiva.

Pela proposta, ao identificar que o detido possui dois inquéritos ou ações penais no registro, o delegado ficaria impedido de arbitrar a fiança. Nesse cenário, o indivíduo permaneceria detido até passar por audiência de custódia, onde caberia ao juiz decidir se ele deve responder preso ou em liberdade, sem a liberação mediante pagamento na delegacia.

*metro1

Foto: Canva imagens

Mais Notícias

Exportações da Bahia recuam 26,5% em janeiro

As exportações baianas apresentaram queda de 26,5% em janeiro deste ano, totalizando US$ 607,9 milhões, o menor valor registrado para o mês desde 2018. O desempenho foi influenciado, principalmente, pela redução de 28,2% no volume embarcado, com destaque para o recuo do setor agropecuário, afetado por preços abaixo do esperado

Leia mais »

Câmara deve votar urgência de projeto sobre datacenters no Brasil

O Projeto de Lei (PL) que cria um regime especial de tributação para empresas de serviços de tecnologia e datacenters deve ser votado pela Câmara dos Deputados nesta terça-feira (10). A MP perderá validade em 25 de fevereiro, por isso o Executivo tem pressa em avançar com a proposta. Ainda não há relatoria definida para a matéria,

Leia mais »