Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Paraná confirma sétima morte após passagem de tornados

A Secretaria de Saúde do Paraná confirmou, nesta terça-feira (11), a sétima morte relacionada à passagem de três tornados que atingiram o estado na última sexta-feira (8). A vítima, um homem de 70 anos, morreu no sábado (9), na Unidade de Saúde Central de Rio Bonito do Iguaçu, em decorrência de insuficiência cardíaca aguda.

De acordo com os governos do Paraná e de Santa Catarina, seis tornados se formaram a partir das mesmas condições atmosféricas e atingiram, quase simultaneamente, ao menos seis cidades: Rio Bonito do Iguaçu, Turvo e Guarapuava, no Paraná, e Dionísio Cerqueira, Xanxerê e Faxinal dos Guedes, em Santa Catarina.

Os maiores danos foram registrados em Rio Bonito do Iguaçu, município de cerca de 14 mil habitantes, a 400 quilômetros de Curitiba. Das sete mortes confirmadas, seis ocorreram na cidade, onde ventos estimados entre 300 km/h e 330 km/h destruíram cerca de 90% da área urbana.

A sétima vítima morreu em Guarapuava, outra das cidades atingidas. Segundo a Secretaria de Saúde, 20 pessoas seguem internadas, sendo 11 em Guarapuava, seis em Laranjeiras do Sul e três em Cascavel. Ao todo, 835 atendimentos já foram realizados a vítimas dos tornados, com a mobilização de mais de 400 profissionais entre socorristas, equipes hospitalares, técnicos e voluntários.

O governo do Paraná decretou estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu e homologou situação de emergência em outras 32 cidades afetadas por eventos climáticos nas últimas duas semanas, entre elas, Astorga, Marialva, Santa Helena e Roncador. Antes dos tornados, o estado já vinha sendo impactado por temporais, vendavais, enxurradas e granizo, o que agravou o cenário de destruição.

*Metro1

Foto: Ari Dias/AEN

Mais Notícias

Companhias aéreas podem ser punidas por mudança de classe em voos sem permissão do passageiro; entenda

Um Projeto de Lei que proíbe que companhias aéreas mudem passageiros para uma classe inferior à contratada (downgrade) sem consentimento prévio está em análise na Câmara dos Deputados. O PL também estabelece indenizações automáticas aos consumidores afetados. O texto prevê que, caso o downgrade ocorra, a empresa será obrigada a oferecer

Leia mais »