Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

OMS certifica Suriname como primeiro país da região amazônica livre de malária

A Organização Mundial da Saúde (OMS) certificou o Suriname nesta segunda-feira (30) como o primeiro país amazônico livre de malária, após quase 70 anos de luta contra a doença, transmitida principalmente por picadas de mosquitos. Com o anúncio de hoje, a OMS já certificou um total de 46 países e um território como livres da malária, incluindo 12 países na Região das Américas.

“Esta certificação é reflexo de anos de esforço contínuo, especialmente para alcançar áreas remotas. Significa que as gerações futuras podem crescer livres desta doença potencialmente mortal”, disse Jarbas Barbosa, diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), citado em um comunicado.

O Suriname iniciou seus esforços para controlar a malária na década de 1950. Suas medidas consistiam inicialmente na “pulverização de casas com pesticidas” e “tratamento antimalárico”. Em 2001, os casos de malária aumentaram para 15 mil. A situação foi controlada anos depois, após o apoio do Fundo Global de Combate à AIDS, Tuberculose e Malária ter ajudado a fortalecer a prevenção de doenças com a “distribuição de mosquiteiros tratados com inseticida”, acrescentou a OMS.

*Metro1

Foto: Prefeitura de Caraguatatuba

Mais Notícias

Sarampo cresce 32 vezes nas Américas em um ano; veja situação do Brasil

Após o aumento significativo de casos de sarampo na região das Américas em 2025 e no início de 2026, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) emitiu um alerta epidemiológico na última terça-feira (3). Segundo a OPAS, quase 15 mil casos da doença foram confirmados no continente no ano passado, um crescimento de mais de

Leia mais »