Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Novidades no Enem: exame ganha pré-inscrição e volta a valer como ‘diploma’ do ensino médio

O edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 foi publicado com novidades pelo Ministério da Educação (MEC) nesta sexta-feira (23). O documento saiu em uma versão extra do Diário Oficial da União (DOU) e oficializa as mudanças anunciadas na última quinta-feira (22) pelo ministro Camilo Santana.

Entre as novidades em relação aos exames anteriores, o Enem 2025 terá pré-inscrição automática e, assim, os estudantes regularmente matriculados no 3º ano do ensino médio estarão automaticamente pré-inscritos e só precisarão acessar a Página do Participante para confirmar as informações e selecionar a opção de línguas que quer em sua prova. Já os estudantes de 1º e 2º ano e os candidatos que já concluíram o ensino médio ainda precisarão preencher a solicitação e inscrição.

Outra mudança é que o exame passa a valer como certificado de conclusão do ensino médio para maiores de 18 anos, dependendo da nota do aluno. A prova havia deixado de ter essa função em 2017, quando ela foi transferida unicamente para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Em 2025, o Enem também terá datas alternativas no Pará. Ou seja, na maior parte do país, as provas serão aplicadas em 9 e 16 de novembro, com exceção para os municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, onde as provas serão aplicadas em 30 de novembro e 7 de dezembro.

As inscrições começam em 26 de maio e seguem até 6 de junho pelo site.

*Metro1

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Mais Notícias

INSS foi a primeira instituição a adotar medida contra o Master, diz Waller

Em depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, nesta quinta-feira (5), o presidente da entidade, Gilberto Waller Júnior, afirmou que o INSS foi a primeira instituição a tomar medidas contra o Banco Master. Ao ser questionado pelo relator da CPMI, Alfredo Gaspar (União-AL), se o INSS demorou a tomar medidas quanto

Leia mais »

Anvisa e MPF assinam acordo para combater cigarros eletrônicos

Um acordo para intensificar o enfrentamento ao comércio ilegal de dispositivos eletrônicos para fumar (DEF), popularmente conhecidos como cigarros eletrônicos ou vapes foi assinado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério Público Federal (MPF). De acordo com a Anvisa, o objetivo da parceria, com validade inicial de

Leia mais »