Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Novas regras de segurança do PIX passam a valer para todos os bancos; saiba o que muda

Os bancos serão obrigados a seguir novas regras de segurança do PIX, sistema de transferência em tempo real, a partir desta segunda-feira (2). Entra em vigor de forma obrigatória a versão 2.0 do mecanismo especial de devolução do PIX, criado para viabilizar a restituição em casos de fraude e de falha operacional.

Antes, a devolução só podia ser feita a partir da conta usada na fraude. No entanto, os golpistas costumam sacar ou transferir rapidamente o dinheiro para outras contas, o que dificultava o rastreio e a recuperação dos valores.

Com as novas regras, o sistema de devolução do PIX vai rastrear com mais precisão o caminho do dinheiro e permitirá que valores desviados sejam recuperados mesmo após deixarem a conta original do fraudador.

O Banco Central afirma esperar que a medida aumente a identificação de contas usadas em fraudes e a devolução de valores, ajudando a desestimular esse tipo de crime.

Segundo o BC, o compartilhamento dessas informações também deve impedir que essas contas sejam usadas em novos golpes.

“Essa identificação vai ser compartilhada com os participantes envolvidos nas transações e permitirá a devolução de recursos em até 11 dias após a contestação”, disse o Banco Central quando anunciou as mudanças, no ano passado.

Autoatendimento

Desde 1º de outubro, todos os bancos e instituições financeiras disponibilizam, no ambiente PIX dos respectivos aplicativos, uma funcionalidade para que o usuário possa contestar uma transação de forma simples, sem necessidade de interação humana.

“Esse será o canal por meio do qual o usuário deve solicitar a devolução dos valores extraídos por meio de fraude. O autoatendimento do MED dará mais agilidade e velocidade ao processo de contestação de transações fraudulentas, o que aumenta a chance de ainda haver recursos na conta do fraudador para viabilizar a devolução para a vítima”, informou o BC, em 2025.

*metro1

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

Mais Notícias

Bahia entrega primeira CNH do novo programa nacional

A Bahia realizou, nesta segunda-feira (2), a entrega da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) emitida no estado dentro do programa CNH do Brasil. A entrega ocorreu na sede do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), em Salvador, e teve como primeiro beneficiado o soldador André Ricardo, que obteve

Leia mais »

Anvisa aprova semaglutida para reduzir risco de infarto e AVC

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta segunda-feira (2) o uso da semaglutida para redução do risco de eventos cardiovasculares. A substância é o princípio ativo de medicamentos como Ozempic e Wegovy, conhecidos pela eficácia no controle do diabetes tipo 2 e na perda de peso. Com a

Leia mais »

Governo da Bahia lança concurso da Adab com 200 vagas

O Governo da Bahia publicou o edital do concurso público da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), com oferta de 200 vagas para o quadro efetivo da autarquia. As oportunidades são para médicos veterinários, engenheiros agrônomos e técnicos em áreas ligadas ao setor agropecuário, contemplando cargos de Fiscal

Leia mais »