Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

MP investiga grupo que manipulava tributos no sistema da Sefaz na Bahia

Investigações estão sendo conduzidas sobre uma rede criminosa que manipulava o sistema da Secretaria da Fazenda (Sefaz) de Juazeiro, no Vale do São Francisco, com o intuito de alterar ou anular tributos e multas, oferecendo vantagens ilegais em troca de dinheiro. Essa apuração faz parte da “Operação Guardião”, deflagrada pelo Ministério Público da Bahia nesta terça-feira (18).

Durante a ação, dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos endereços de um ex-funcionário terceirizado da Sefaz e de um advogado. Além disso, a 1ª Vara Criminal da Comarca de Juazeiro determinou a indisponibilidade de bens e ativos dos envolvidos, que somam até R$ 1 milhão.

A investigação revelou um esquema fraudulento que manipulava o Sistema de Tributos da Fazenda do Município, com crimes como estelionato contra a Fazenda Pública, falsificação de documentos e inserção de dados falsos. Existe a suspeita de que outros grupos, incluindo autoridades e servidores públicos, possam estar envolvidos.

A operação segue a pista de que o grupo criminoso agia há pelo menos dois anos, com as primeiras fraudes registradas em 2022. Ele operava por meio de dois núcleos: um de operadores do sistema, que realizavam as fraudes, e outro de facilitadores, que intermediavam a ligação entre os contribuintes e os operadores. O prejuízo estimado é de R$ 1 milhão para os cofres públicos.

*Metro1

Foto: Divulgação

Mais Notícias

Sarampo cresce 32 vezes nas Américas em um ano; veja situação do Brasil

Após o aumento significativo de casos de sarampo na região das Américas em 2025 e no início de 2026, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) emitiu um alerta epidemiológico na última terça-feira (3). Segundo a OPAS, quase 15 mil casos da doença foram confirmados no continente no ano passado, um crescimento de mais de

Leia mais »