Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mortes por doenças crônicas diminuíram quase 80% no mundo, diz estudo

As taxas de mortalidade por doenças crônicas, como câncer, doenças cardíacas e diabetes, caíram em quase 80% dos países no mundo na década que antecedeu a pandemia de Covid-19, de acordo com análise liderada por pesquisadores do Imperial College London, do Reino Unido, e publicada nesta quarta-feira (10) no The Lancet.

No entanto, o progresso no combate a essas comorbidades está desacelerando em 60% dos países. O relatório acompanhou o progresso na taxa de mortalidade por doenças crônicas ou “não transmissíveis” em 185 países, entre 2010 e 2019.  O documento é considerado a avaliação mais abrangente já feita sobre o progresso global para reduzir a mortalidade por DCNTs ao nível nacional, comparando o desempenho dos países consigo mesmos e também em relação a nações vizinhas da mesma região.

Na maioria dos países, a redução nas mortes por doenças cardiovasculares, incluindo ataques cardíacos e derrame, foi o maior fator para a queda geral da mortalidade por doenças crônicas. Reduções em mortes por diferentes tipos de câncer (estômago, colorretal, colo do útero, mama, pulmão e próstata) também contribuíram.

Por outro lado, o aumento nas mortes por demência, transtornos neuropsiquiátricos e alguns tipos de câncer, como pâncreas e fígado, neutralizaram parte desses avanços.

*Metro1

Foto: Canva imagens

Mais Notícias

Sarampo cresce 32 vezes nas Américas em um ano; veja situação do Brasil

Após o aumento significativo de casos de sarampo na região das Américas em 2025 e no início de 2026, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) emitiu um alerta epidemiológico na última terça-feira (3). Segundo a OPAS, quase 15 mil casos da doença foram confirmados no continente no ano passado, um crescimento de mais de

Leia mais »