O Ministério da Saúde realizou evento com os pesquisadores selecionados por chamadas públicas sobre Inteligência Artificial e Mudanças Climáticas. Ao todo, 13 projetos foram selecionados e terão investimentos de R$ 7,8 milhões. A informação é da coluna Radar, da revista Veja.
“As chamadas são desenvolvidas em parceria com a Fundação Bill & Melinda Gates, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e a Fundação Oswaldo Cruz, e visam promover o uso equitativo da Inteligência Artificial para melhorar a saúde global e acelerar inovações para mitigar os impactos das mudanças climáticas na saúde, agricultura e gênero”, diz a pasta.
A chamada “Promovendo o uso equitativo da Inteligência Artificial para melhorar a saúde global” teve como objetivo identificar e promover soluções de IA desenvolvidas localmente, resultando na seleção de nove projetos.
Por sua vez, a chamada “Acelerando inovações para mitigar o impacto das mudanças climáticas na saúde, agricultura e gênero” apoiou quatro projetos inovadores, com um investimento de 4,5 milhões de reais, voltados para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas.
*bahia.ba
Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil



