Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ministério da Saúde implementa triagem obrigatória para autismo na primeira infância

O Ministério da Saúde lançou, nesta quinta-feira (19), uma nova linha de cuidado para o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que inclui a aplicação obrigatória do teste M-Chat em todas as crianças de 16 a 30 meses durante a rotina de avaliação do desenvolvimento na atenção primária. A medida visa identificar sinais precoces de autismo para iniciar intervenções e estímulos mesmo antes do diagnóstico formal, com foco na autonomia e inclusão social da criança.

Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, essa é a primeira vez que o ministério define uma linha de cuidado estruturada para o TEA, com ênfase na detecção e tratamento precoce. O questionário M-Chat estará disponível na Caderneta Digital da Criança e no prontuário eletrônico E-SUS. O Guia de Intervenção Precoce, com orientações terapêuticas, também será atualizado e submetido à consulta pública.

A nova diretriz inclui ainda a ampliação do Projeto Terapêutico Singular (PTS), que prevê planos de tratamento individualizados elaborados entre profissionais de saúde e familiares. A rede do SUS também será orientada sobre o fluxo de encaminhamento de pacientes entre centros de reabilitação e serviços de saúde mental, considerando que cerca de 71% das pessoas com TEA no Brasil têm outras deficiências associadas, conforme dados do IBGE.

*Metro1

Foto: Walterson Rosa/MS

Mais Notícias

Serviços do INSS voltam a funcionar após uma semana

Os serviços do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) voltaram a funcionar normalmente após uma semana de suspensão dos atendimentos presenciais e os canais de atendimento ficarem fora do ar. Entre os canais está o simulador de aposentadoria, que pode ser acessado pelo site ou aplicativo a partir desta quarta-feira

Leia mais »

Companhias aéreas podem ser punidas por mudança de classe em voos sem permissão do passageiro; entenda

Um Projeto de Lei que proíbe que companhias aéreas mudem passageiros para uma classe inferior à contratada (downgrade) sem consentimento prévio está em análise na Câmara dos Deputados. O PL também estabelece indenizações automáticas aos consumidores afetados. O texto prevê que, caso o downgrade ocorra, a empresa será obrigada a oferecer

Leia mais »