Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mercosul assina acordo de livre comércio com países europeus

Os países do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) e da EFTA (Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça) assinaram um Acordo de Livre Comércio (ALC) no Rio de Janeiro, nesta terça-feira (16). O acordo visa criar uma zona de livre comércio com quase 300 milhões de pessoas e um PIB combinado de US$ 4,3 trilhões, ampliando o acesso ao mercado e fortalecendo o comércio bilateral entre as regiões.

O ALC, que abrange áreas como comércio de bens e serviços, investimentos, propriedade intelectual, compras governamentais e desenvolvimento sustentável, promete impulsionar as oportunidades de negócios, especialmente para pequenas e médias empresas. O acordo também oferece vantagens no que diz respeito a regras aduaneiras, previsibilidade comercial e segurança jurídica para as partes envolvidas.

As negociações para o ALC começaram em 2017 e contaram com 14 rodadas antes de sua assinatura. Desde o início de 2025, os países intensificaram as negociações presenciais e online, com o objetivo de adaptar o acordo aos desafios atuais. Agora, ambos os blocos buscam garantir a ratificação e a entrada em vigor do acordo o mais breve possível.

*Metro1

Foto: Letícia Clemente/MRE

Mais Notícias

Serviços do INSS voltam a funcionar após uma semana

Os serviços do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) voltaram a funcionar normalmente após uma semana de suspensão dos atendimentos presenciais e os canais de atendimento ficarem fora do ar. Entre os canais está o simulador de aposentadoria, que pode ser acessado pelo site ou aplicativo a partir desta quarta-feira

Leia mais »

Companhias aéreas podem ser punidas por mudança de classe em voos sem permissão do passageiro; entenda

Um Projeto de Lei que proíbe que companhias aéreas mudem passageiros para uma classe inferior à contratada (downgrade) sem consentimento prévio está em análise na Câmara dos Deputados. O PL também estabelece indenizações automáticas aos consumidores afetados. O texto prevê que, caso o downgrade ocorra, a empresa será obrigada a oferecer

Leia mais »