Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Menos de 1% dos casos de trabalho infantil no Brasil são fiscalizados

Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 1,6 milhão de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos estavam em situação de trabalho infantil no Brasil em 2024. Apesar do volume expressivo, menos de 1% desse total foi alcançado pela fiscalização do Ministério do Trabalho.

DE acordo com o Painel de Informações e Estatísticas da Inspeção do Trabalho (Radar SIT), do MTE, apenas 2.745 crianças e adolescentes foram afastados do trabalho infantil por ações da auditoria fiscal ao longo de 2024, o que representa 0,2% do número estimado pelo IBGE.

No campo das denúncias, o Disque 100 recebeu cerca de 4,2 mil registros envolvendo trabalho infantil em 2024, de acordo com o Painel de Dados do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Em 2025, esse número subiu para mais de 5,1 mil denúncias, um aumento de 19,4%.

Dados do Ministério Público do Trabalho mostram crescimento ainda maior em 2025, com 7,9 mil denúncias, frente a 5,8 mil no ano anterior, alta de 36,6%. São Paulo liderou o número de registros, com 2.124 denúncias, seguido por Minas Gerais, com 918, e Paraná, com 529.

*Metro1

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Mais Notícias

Bahia deve receber mais de 750 mil veículos durante o Carnaval

O sistema BA-093 e a BA-099 devem receber mais de 750 mil veículos durante o Carnaval da Bahia, impulsionados pelo deslocamento de turistas rumo à folia e de baianos que seguem para praias do Litoral Norte e cidades do interior. O volume representa aumento em relação ao ano passado, com

Leia mais »

Quinze pessoas ficam feridas após ataque de abelhas na Bahia

Quinze pessoas ficaram feridas após um ataque de abelhas no distrito de Pedras Altas, no município de Capim Grosso, no norte da Bahia. Segundo informações da TV São Francisco, afiliada da TV Bahia, o caso aconteceu no sábado (7), próximo a barragem do distrito, às margens da BR-407. Quatro das

Leia mais »