Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Menos de 1% dos casos de trabalho infantil no Brasil são fiscalizados

Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 1,6 milhão de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos estavam em situação de trabalho infantil no Brasil em 2024. Apesar do volume expressivo, menos de 1% desse total foi alcançado pela fiscalização do Ministério do Trabalho.

DE acordo com o Painel de Informações e Estatísticas da Inspeção do Trabalho (Radar SIT), do MTE, apenas 2.745 crianças e adolescentes foram afastados do trabalho infantil por ações da auditoria fiscal ao longo de 2024, o que representa 0,2% do número estimado pelo IBGE.

No campo das denúncias, o Disque 100 recebeu cerca de 4,2 mil registros envolvendo trabalho infantil em 2024, de acordo com o Painel de Dados do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Em 2025, esse número subiu para mais de 5,1 mil denúncias, um aumento de 19,4%.

Dados do Ministério Público do Trabalho mostram crescimento ainda maior em 2025, com 7,9 mil denúncias, frente a 5,8 mil no ano anterior, alta de 36,6%. São Paulo liderou o número de registros, com 2.124 denúncias, seguido por Minas Gerais, com 918, e Paraná, com 529.

*Metro1

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Mais Notícias

Anvisa alerta para risco de pancreatite ligado a canetas emagrecedoras

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu nesta segunda-feira (9) um alerta sobre os riscos do uso indevido de canetas emagrecedoras, medicamentos agonistas do receptor GLP?1. O grupo inclui a dulaglutida, a liraglutida, a semaglutida e a tirzepatida. Em nota, a Anvisa destacou que, embora o risco conste das bulas

Leia mais »