Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Lula sanciona lei que cria Comitê Gestor do IBS e lança plataforma digital da Reforma Tributária

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, nesta terça-feira (13), de cerimônia de sanção do Projeto de Lei Complementar nº 108/2024, que cria o Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), órgão responsável por gerir e coordenar operacionalmente o novo imposto que será compartilhado entre estados, Distrito Federal e municípios.

Durante a cerimônia, também aconteceu o lançamento da Plataforma Digital da Reforma Tributária. A solenidade marca o início da fase de implementação da nova arquitetura tecnológica que dará sustentação à Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), no contexto da Reforma Tributária aprovada pelo Congresso Nacional.

Lula comandou a cerimônia ao lado do presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que não estiveram na semana passada na cerimônia de lembrança do 8 de janeiro de 2023. No ato, que aconteceu na sede do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), em Brasília, o presidente Lula disse que o governo tem de trabalhar para construir previsibilidade e estabilidade no País, tanto fiscal quanto jurídica. Ele afirmou que essas qualidades são necessárias para que as pessoas confiem umas nas outras.

“A gente tem que garantir à sociedade estabilidade fiscal, a gente tem que garantir a estabilidade social e a gente tem que garantir previsibilidade nesse País, e tudo é possível ser feito quando a gente aprende a conviver democraticamente na diversidade”, disse Lula.

Na sua fala, o presidente Lula também agradeceu o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pela sua “competência e paciência” na construção da reforma tributária. Lula também agradeceu aos técnicos da Fazenda.

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, também falou na cerimônia, e destacou que o Comitê Gestor do IBS, o País vai garantir que a arrecadação e a distribuição dos recursos ocorra “de forma justa, técnica e federativa”.

“A Câmara dos Deputados orgulha-se de ter dado a celeridade e a profundidade necessárias a esse debate, entregando à sociedade uma regulamentação que moderniza o nosso Estado”, afirmou Motta.

O projeto sancionado por Lula foi o segundo texto elaborado pelo governo federal para a regulamentação da reforma tributária. O PLP 108/2024 estabeleceu uma legislação para a gestão e a fiscalização do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), assim como a incidência do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doações (ITCMD).

O IBS foi criado para substituir o ICMS (estadual) e o ISS (municipal). O novo imposto será gerido pelo Comitê Gestor do IBS (CG-IBS), que reunirá representantes de todos os entes federados para coordenar a arrecadação, a fiscalização, a cobrança e a distribuição desse imposto aos entes federados, elaborar a metodologia e o cálculo da alíquota, entre outras atribuições.

*bahianotícias

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Mais Notícias

Bahia entrega primeira CNH do novo programa nacional

A Bahia realizou, nesta segunda-feira (2), a entrega da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) emitida no estado dentro do programa CNH do Brasil. A entrega ocorreu na sede do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), em Salvador, e teve como primeiro beneficiado o soldador André Ricardo, que obteve

Leia mais »

Anvisa aprova semaglutida para reduzir risco de infarto e AVC

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta segunda-feira (2) o uso da semaglutida para redução do risco de eventos cardiovasculares. A substância é o princípio ativo de medicamentos como Ozempic e Wegovy, conhecidos pela eficácia no controle do diabetes tipo 2 e na perda de peso. Com a

Leia mais »

Governo da Bahia lança concurso da Adab com 200 vagas

O Governo da Bahia publicou o edital do concurso público da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), com oferta de 200 vagas para o quadro efetivo da autarquia. As oportunidades são para médicos veterinários, engenheiros agrônomos e técnicos em áreas ligadas ao setor agropecuário, contemplando cargos de Fiscal

Leia mais »