O presidente Lula recebeu, nesta segunda-feira (24), o título de doutor honoris causa em ciência política, desenvolvimento e cooperação internacional, concedido pela Universidade Pedagógica de Maputo. A homenagem ocorreu durante visita à capital de Moçambique, que celebra 50 anos de relações diplomáticas com o Brasil.
O reconhecimento ressalta a contribuição brasileira para o avanço da educação e da ciência em Moçambique, com destaque para as parcerias firmadas durante os mandatos anteriores de Lula.
Nessas cooperações, mais de 30% dos profissionais acadêmicos do país africano foram formados em instituições brasileiras, além da implementação do Projeto Sonho, que beneficiou mais de 200 professores com educação à distância.
A Universidade Pedagógica de Maputo também mantém intercâmbio ativo com instituições brasileiras. Em 2024, recebeu cerca de 600 jovens de comunidades indígenas do Brasil e firmou parceria com a Universidade Federal do Maranhão para atuar no ensino da história e cultura afro-brasileira.
*Metro1
Foto: Ricardo Stuckert / PR



