Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Jerônimo alerta para impacto de tarifaço na fruticultura baiana e defende novos mercados para exportação

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) comentou, nesta quinta-feira (31), o impacto do chamado “tarifaço” anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que impôs uma taxa de 50% sobre produtos brasileiros. Em entrevista à Rádio Metropole, durante a cerimônia de entrega da Medalha 2 de Julho, ele avaliou os efeitos da medida sobre a economia da Bahia e do Brasil, destacando que o susto inicial foi maior que o impacto real imediato, mas ainda assim trará prejuízos.

“A Bahia vai ser afetada [pelo tarifaço]. É muito ruim quando se mexe nas regras do jogo com o jogo acontecendo. Isso não é diplomático”, disse o governador.

Jerônimo lembrou que setores estratégicos do estado, como fruticultura e café, sofrerão com a medida. “Esses contratos não são feitos de um dia para o outro. Para um grupo empresarial exportar manga, é preciso que ele se prepare durante anos, às vezes até uma década para chegar naquela maturidade. E não se pode, com um anúncio irresponsável, anti-diplomático, desfazer de um contrato como se os produtores daquela cadeia produtiva tivessem a obrigação de bancar a chegada desses produtos nas prateleiras norte-americanas”, afirmou.

Jerônimo comemorou o fato de produtos como celulose e derivados de petróleo terem ficado fora da lista de tarifas, mas alertou para o impacto direto no setor de frutas do norte baiano. “Aqui na Bahia, nós tivemos a alegria de vermos ontem a celulose ser retirada da lista, derivados de petróleo, mas mantiveram café e frutas, a exemplo da manga. Nós padecemos muito ali no norte [do estado]. Casanova, ao lado da Petrolina, por exemplo, é um município que produz manga e se prepara para exportar”.

O governador afirmou que buscará soluções junto à Federação das Indústrias da Bahia (FIEB), ao consórcio de governadores do Nordeste e ao governo federal, inclusive com articulações para abertura de novos mercados. “Há uma regra na economia que não se deve colocar todos os ovos numa cesta só […] Temos que ter outros mercados para exportar”, concluiu.

*Metro1

Foto: Metropress

Mais Notícias

Serviços do INSS voltam a funcionar após uma semana

Os serviços do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) voltaram a funcionar normalmente após uma semana de suspensão dos atendimentos presenciais e os canais de atendimento ficarem fora do ar. Entre os canais está o simulador de aposentadoria, que pode ser acessado pelo site ou aplicativo a partir desta quarta-feira

Leia mais »

Companhias aéreas podem ser punidas por mudança de classe em voos sem permissão do passageiro; entenda

Um Projeto de Lei que proíbe que companhias aéreas mudem passageiros para uma classe inferior à contratada (downgrade) sem consentimento prévio está em análise na Câmara dos Deputados. O PL também estabelece indenizações automáticas aos consumidores afetados. O texto prevê que, caso o downgrade ocorra, a empresa será obrigada a oferecer

Leia mais »