Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Itália flexibiliza regras e amplia acesso a vistos de trabalho para brasileiros

Pouco mais de seis meses após endurecer as regras para a concessão de cidadania a filhos e netos de italianos nascidos no exterior, o governo da Itália anunciou uma mudança na política migratória que beneficia brasileiros. A gestão da primeira-ministra Giorgia Meloni abriu um canal específico para a emissão de vistos de trabalho destinados a descendentes de italianos, sem limite de vagas por país.

A nova regra entrou em vigor no último dia 24 e contempla sete países historicamente ligados à migração italiana: Brasil, Argentina, Estados Unidos, Austrália, Canadá, Venezuela e Uruguai. A escolha se baseia na concentração de cidadãos italianos registrados nesses territórios no Registro de Italianos Residentes no Exterior (AIRE).

Segundo estimativas da Embaixada da Itália, o Brasil abriga mais de 30 milhões de descendentes italianos. Desse total, cerca de 680 mil possuem registro ativo no AIRE.

Antes da mudança, os vistos de trabalho estavam sujeitos ao chamado decreto Flussi, que define anualmente o número máximo de estrangeiros autorizados a ingressar legalmente no país para trabalhar. Em 2025, por exemplo, o limite foi fixado em 151 mil vagas. Com a nova regulamentação, os descendentes dos países contemplados deixam de disputar essas cotas, desde que apresentem um contrato de trabalho válido.

*Metro1

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Mais Notícias

Serviços do INSS voltam a funcionar após uma semana

Os serviços do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) voltaram a funcionar normalmente após uma semana de suspensão dos atendimentos presenciais e os canais de atendimento ficarem fora do ar. Entre os canais está o simulador de aposentadoria, que pode ser acessado pelo site ou aplicativo a partir desta quarta-feira

Leia mais »