Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Irã pode voltar a enriquecer urânio em questão de meses, diz agência da ONU

O Irã pode retomar o enriquecimento de urânio para fins militares em questão de meses, segundo Rafael Grossi, chefe da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), organização autônoma da ONU. Apesar dos ataques dos EUA a três instalações nucleares iranianas, os danos não foram totais, e parte significativa do material permanece intacta.

Israel e Estados Unidos atacaram os locais em 13 de junho, alegando que o Irã estava próximo de construir uma bomba. Mesmo com os bombardeios, Grossi afirmou que Teerã ainda possui capacidades industriais e tecnológicas para reiniciar a produção de urânio enriquecido.

O parlamento iraniano suspendeu a cooperação com a AIEA, acusando o órgão de parcialidade. O Irã rejeitou a inspeção das instalações danificadas e alegou que seu programa nuclear tem fins pacíficos. Ainda assim, a AIEA espera retomar o diálogo e buscar uma solução diplomática para o impasse.

*metro1

Foto: Maxar Technologies

Mais Notícias

Sarampo cresce 32 vezes nas Américas em um ano; veja situação do Brasil

Após o aumento significativo de casos de sarampo na região das Américas em 2025 e no início de 2026, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) emitiu um alerta epidemiológico na última terça-feira (3). Segundo a OPAS, quase 15 mil casos da doença foram confirmados no continente no ano passado, um crescimento de mais de

Leia mais »