Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Governo zera tarifa de importação de 9 alimentos para reduzir preços

O governo anunciou, na noite desta quinta-feira (6), a isenção do Imposto de Importação de nove alimentos com o objetivo de reduzir a inflação no setor alimentício. Os produtos que terão a tarifa zerada incluem azeite, milho, óleo de girassol, sardinha, biscoitos, massas alimentícias, café, carnes e açúcar. A cota de importação do óleo de palma também foi aumentada de 65 mil para 150 mil toneladas. A medida deve ser implementada nos próximos dias, após aprovação pela Câmara de Comércio Exterior (Camex).

O vice-presidente Geraldo Alckmin explicou que a redução dos impostos visa beneficiar os consumidores, sem prejudicar os produtores nacionais. Segundo ele, o governo busca complementar a oferta de alimentos durante períodos de preços elevados, ajudando a diminuir os custos sem afetar a produção interna.

Além da redução de tarifas, o governo anunciou o fortalecimento dos estoques reguladores da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), embora os detalhes sobre esse processo não tenham sido especificados. A Conab havia solicitado R$ 737 milhões para reconstituir os estoques de alimentos, visando maior controle sobre a oferta e os preços.

Outra medida importante foi a prioridade para os alimentos da cesta básica no próximo Plano Safra, com financiamentos subsidiados focados na produção interna desses itens. O governo também acelerará o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), aumentando o número de registros no sistema, o que permitirá a liberação mais rápida de produtos como leite, mel, ovos e carnes para o mercado.

*Metro1

Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

Mais Notícias

PF deflagra operação que investiga venda ilegal de dados de pacientes do SUS

A Polícia Federal deflagrou uma operação para desarticular uma estrutura empresarial que acessava e vendia ilegalmente dados sensíveis de saúde de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante a operação – realizada nesta quarta-feira (4), foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão na capital paulista e nas cidades de Vinhedo e Valinhos,

Leia mais »