Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Governo volta atrás e mantém IOF zerado para fundos nacionais no exterior

O governo federal decidiu cancelar a elevação da alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) que incidiria sobre investimentos de fundos brasileiros no exterior. Com a revogação, continua valendo a isenção do imposto para esse tipo de operação.

A proposta anterior, divulgada na tarde da quinta-feira (22), previa a cobrança de 3,5% de IOF nessas aplicações. No entanto, a medida teve forte repercussão negativa entre agentes do mercado financeiro.

Diante da reação, o Ministério da Fazenda recuou e anunciou, já no fim da noite do mesmo dia, que a alíquota zero será mantida. Em nota publicada na rede social X, a pasta afirmou que a decisão foi tomada após diálogos e reavaliação técnica.

“O ministro da Fazenda informa que, após diálogo e avaliação técnica, será restaurada a redação do inciso II do art. 15-B do Decreto nº 6.306, de 14 de dezembro de 2007, que previa a alíquota zero de IOF sobre aplicação de investimentos de fundos nacionais no exterior”, publicou o ministério.

*Metro1

Foto: Diogo Zacarias/MF

Mais Notícias

Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Ouvidoria Municipal, reforça diálogo com a população e apresenta resultados de janeiro

Canal registrou 52 atendimentos concluídos com êxito, fortalecendo a transparência e a participação social A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, por meio da Ouvidoria Municipal, reforça que o serviço segue como um canal direto entre a população e a gestão pública. Somente no mês de janeiro, foram registradas

Leia mais »

POLÍCIA CIVIL PRENDE PAI QUE ESTUPROU À PROPRIA FILHA

A POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DA BAHIA, através dos policiais civis da Delegacia Territorial de Amargosa/Ba, na data de ontem (03/02/2026) deram cumprimento ao MANDADO DE PRISÃO PREVENTIVA contra o individuo de iniciais O.D.J.S., , 34 anos de idade, ele é acusado de ter estuprado sua filha de iniciais A.B.C.S.S.

Leia mais »