Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Governo reajusta repasse da merenda escolar e amplia compras da agricultura familiar em 2026

O Governo Federal autorizou o reajuste de 14,35% no repasse do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) para 2026, com o objetivo de recompor o poder de compra de estados e municípios diante da alta dos alimentos. Com a atualização, o investimento total no programa chega a R$ 6,7 bilhões neste ano, representando um crescimento de 80% em relação aos valores aplicados há quatro anos.

O reajuste será aplicado já na primeira parcela do cronograma de pagamentos e beneficia diretamente redes públicas de ensino em todo o país. O Pnae atende estudantes da educação básica, da educação infantil ao ensino médio, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA), em escolas públicas, filantrópicas e entidades comunitárias conveniadas.

Além do aumento no repasse, o governo elevou de 30% para 45% a cota mínima obrigatória de recursos destinados à compra de produtos da agricultura familiar. A medida deve injetar cerca de R$ 3 bilhões na economia rural, fortalecendo pequenos produtores, cooperativas locais e a produção de alimentos destinados à merenda escolar.

*metro1

Foto: SEDUC/AM

Mais Notícias

Santo Antônio de Jesus recebe Selo Ouro do Ministério da Educação pelo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

Reconhecimento destaca a qualidade das ações de alfabetização implementadas no município A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, por meio da Secretaria Municipal de Educação, recebeu o Selo Ouro do Ministério da Educação (MEC) pelo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). O reconhecimento destaca os municípios que alcançaram os critérios

Leia mais »

Anvisa alerta para risco de pancreatite ligado a canetas emagrecedoras

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu nesta segunda-feira (9) um alerta sobre os riscos do uso indevido de canetas emagrecedoras, medicamentos agonistas do receptor GLP?1. O grupo inclui a dulaglutida, a liraglutida, a semaglutida e a tirzepatida. Em nota, a Anvisa destacou que, embora o risco conste das bulas

Leia mais »