Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Fiocruz Bahia inicia estudo inédito para prevenir transmissão do HTLV-1 de mãe para filho

Pesquisadores da Fiocruz Bahia, em parceria com o Ministério da Saúde, iniciaram um estudo pioneiro para avaliar se um medicamento já utilizado no tratamento do HIV pode impedir a transmissão vertical do vírus HTLV-1, ou seja, de mãe para filho.

O HTLV-1 (vírus linfotrópico de células T humanas tipo 1) compromete o sistema imunológico e está relacionado a doenças graves, como leucemia, mielopatia e maior vulnerabilidade a infecções. A principal forma de transmissão é durante relações sexuais desprotegidas e, especialmente, por meio do aleitamento materno. Por esse motivo, a testagem para o HTLV-1 é obrigatória no pré-natal, e gestantes que testam positivo são orientadas a não amamentar. No entanto, cerca de 5% das transmissões ocorrem ainda durante a gestação ou o parto.

O estudo irá acompanhar 516 gestantes infectadas pelo vírus e seus bebês até os 18 meses de idade. Caso os resultados comprovem a eficácia do medicamento, essa será a primeira estratégia farmacológica do mundo capaz de prevenir a transmissão vertical do HTLV-1.

*Metro1

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Mais Notícias

PF deflagra operação que investiga venda ilegal de dados de pacientes do SUS

A Polícia Federal deflagrou uma operação para desarticular uma estrutura empresarial que acessava e vendia ilegalmente dados sensíveis de saúde de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante a operação – realizada nesta quarta-feira (4), foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão na capital paulista e nas cidades de Vinhedo e Valinhos,

Leia mais »