Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Fim da escala 6×1 pode ser aprovado neste semestre, diz Boulos

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, afirmou nesta terça-feira (27) que o governo federal trabalha para aprovar ainda neste semestre o fim da escala 6×1. A proposta busca reduzir a jornada semanal e ampliar o tempo de descanso dos trabalhadores, tema considerado prioridade pelo Executivo.

“Eu espero que isso possa ser pautado [para votação no Congresso Nacional], aprovado e promulgado pelo presidente Lula neste primeiro semestre, para que os trabalhadores brasileiros tenham paz, tenham descanso e possam ter tempo com a sua família para lazer, para cuidado, que é o básico para qualquer um”, declarou o ministro. A fala ocorreu em coletiva após participação de ato na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

Articulação no Congresso

Segundo Boulos, o governo atua em conjunto com o Ministério do Trabalho e mantém diálogo com o Congresso. Ele afirmou que já se reuniu e seguirá conversando nas próximas semanas com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). “Nós vamos acabar com a escala 6×1 no Brasil. Essa é uma necessidade do trabalhador brasileiro”, reforçou.

A mudança está prevista na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 8/2025, apresentada em fevereiro do ano passado e assinada por 226 deputados. Questionado sobre resistência empresarial, Boulos afirmou que “o grande empresário ser contra não é nenhuma surpresa” e criticou a postura histórica do setor em relação a direitos trabalhistas.

Exemplo no Planalto

No fim de 2024, o Palácio do Planalto adotou o fim da escala 6×1 para trabalhadores terceirizadosna Presidência da República. “São centenas de trabalhadores no Palácio do Planalto e, em dezembro, a gente assinou o fim da escala 6×1. Todos esses trabalhadores estão no máximo na escala 5×2”, disse o ministro.

*metro1

Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados/Agência Câmara

Mais Notícias

Bahia entrega primeira CNH do novo programa nacional

A Bahia realizou, nesta segunda-feira (2), a entrega da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) emitida no estado dentro do programa CNH do Brasil. A entrega ocorreu na sede do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), em Salvador, e teve como primeiro beneficiado o soldador André Ricardo, que obteve

Leia mais »

Anvisa aprova semaglutida para reduzir risco de infarto e AVC

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta segunda-feira (2) o uso da semaglutida para redução do risco de eventos cardiovasculares. A substância é o princípio ativo de medicamentos como Ozempic e Wegovy, conhecidos pela eficácia no controle do diabetes tipo 2 e na perda de peso. Com a

Leia mais »

Governo da Bahia lança concurso da Adab com 200 vagas

O Governo da Bahia publicou o edital do concurso público da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), com oferta de 200 vagas para o quadro efetivo da autarquia. As oportunidades são para médicos veterinários, engenheiros agrônomos e técnicos em áreas ligadas ao setor agropecuário, contemplando cargos de Fiscal

Leia mais »