Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Farmácias do SUS podem ser obrigadas a aceitar receitas prescritas por enfermeiros

Um Projeto de Lei que obriga as farmácias vinculadas às unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) a aceitarem prescrições de medicamentos feitas por enfermeiros está em discussão na Câmara dos Deputados.

A Lei do Exercício Profissional da Enfermagem já permite que enfermeiros prescrevam medicamentos, desde que essa prática esteja estabelecida em programas de saúde pública e em rotinas aprovadas pela instituição de saúde. No entanto, segundo a autora do projeto, deputada Enfermeira Rejane (PCdoB-RJ), muitos pacientes ainda enfrentam recusas na hora de retirar o remédio.

Rejane argumenta que a recusa das farmácias gera insegurança jurídica e prejudica o tratamento dos pacientes, especialmente na atenção primária.

“A atuação de enfermeiros na atenção primária à saúde é relevante para garantir assistência rápida e resolutiva, especialmente em regiões com carência de médicos”, afirma a parlamentar na justificativa. Ela defende que a medida valoriza a qualificação técnica da categoria e agiliza o atendimento à população.

O texto prevê que a obrigatoriedade vale para medicamentos que não exijam receituário especial (controle rigoroso). Além de aceitar as receitas, as farmácias do SUS deverão treinar os servidores para reconhecer e aceitar essas prescrições; colocar avisos visíveis no local informando que aceitam receitas de enfermeiros.

Em caso de descumprimento, o projeto prevê penalidades para o estabelecimento. A pena começa com advertência e, em caso de reincidência, haverá multa. Após infrações repetidas, o estabelecimento pode sofrer suspensão temporária de funcionamento.

*metro1

Foto: Canva imagens

Facebook
Twitter
LinkedIn
X
WhatsApp
Telegram

Mais Notícias

Codesal descarta risco e apura alerta enviado a celulares em Salvador

Moradores de Salvador foram surpreendidos na madrugada deste sábado (20) por uma mensagem de alerta extremo enviada para celulares. O aviso, recebido por volta de 1h30, continha apenas a palavra “misantropia” e foi acompanhado pelo som característico utilizado em comunicações de emergência, causando preocupação e dúvidas entre a população. Nas

Leia mais »

Aumento de casos leva SUS a ampliar atendimento a viciados em bets

O Ministério da Saúde pretende ampliar, ainda este ano, os atendimentos por telefone e por videochamadas para pessoas com problemas relacionados à dependência em jogos de apostas. Conforme a Agência Brasil apurou, a atual estratégia de teleatendimento será reforçada por meio da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema

Leia mais »