Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Exportações de café brasileiro para os EUA caem 46,6% com tarifaço de Trump

As exportações de café do Brasil para os Estados Unidos despencaram 46,6% entre os dias 1º e 25 de agosto de 2025, em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados preliminares do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé). No total, foram embarcadas apenas 193,9 mil sacas de café para o mercado norte-americano, tradicionalmente um dos principais destinos do produto brasileiro.

A forte queda ocorre após a entrada em vigor, no início de agosto, da nova rodada de tarifas comerciais anunciadas pelo governo de Donald Trump. O café brasileiro passou a ser taxado em 50%, como parte do chamado tarifaço implementado pela Casa Branca. A medida faz parte da estratégia protecionista do presidente norte-americano, que busca incentivar a produção interna, mesmo de itens que não têm viabilidade agrícola no país.

No entanto, há possibilidade de recuo parcial. Em entrevista à CNBC no fim de julho, o secretário do Comércio dos EUA, Howard Lutnick, afirmou que produtos “incapazes de crescer em solo americano” podem ser isentados das novas tarifas. Segundo ele, entre os itens que estão sendo avaliados para isenção estão café, cacau, manga, abacaxi e alguns recursos naturais. Lutnick não especificou quais países poderiam ser beneficiados por eventuais exceções.

*Metro1

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Mais Notícias

Serviços do INSS voltam a funcionar após uma semana

Os serviços do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) voltaram a funcionar normalmente após uma semana de suspensão dos atendimentos presenciais e os canais de atendimento ficarem fora do ar. Entre os canais está o simulador de aposentadoria, que pode ser acessado pelo site ou aplicativo a partir desta quarta-feira

Leia mais »

Companhias aéreas podem ser punidas por mudança de classe em voos sem permissão do passageiro; entenda

Um Projeto de Lei que proíbe que companhias aéreas mudem passageiros para uma classe inferior à contratada (downgrade) sem consentimento prévio está em análise na Câmara dos Deputados. O PL também estabelece indenizações automáticas aos consumidores afetados. O texto prevê que, caso o downgrade ocorra, a empresa será obrigada a oferecer

Leia mais »