Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Exame para identificar doença rara se torna obrigatório durante triagem neonatal

O exame que identifica malformações típicas da Fibrodisplasia Ossificante Progressiva (FOP), em recém-nascidos, passa a ser obrigatório em triagem neonatal nas redes pública e privada de saúde com cobertura do Sistema Único de Saúde (SUS). A Lei nº 15.094, que garante a obrigatoriedade, foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quinta-feira (9), em Brasília.

A FOP, também conhecida como Miosite Ossificante Progressiva, é uma doença rara, de causa genética, incurável e com incidência em uma em cada dois milhões de pessoas. O exame clínico identifica malformações dos dedos grandes dos pés, condição típica da doença.

Estima-se que cerca de quatro mil pessoas no mundo convivem com o problema. A condição se caracteriza pela formação de ossos em músculos, tendões, ligamentos e outros tecidos de forma progressiva, restringindo movimentos e podendo levar o paciente à imobilidade permanente.

*metro1

Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

Mais Notícias

Aposta baiana fatura prêmio de R$ 620 mil na Lotofácil

Um apostador da Bahia acertou os 15 números do concurso 3606 da Lotofácil, sorteado na noite de quinta-feira (5), e vai receber R$ 620.329,13. O prêmio saiu para uma aposta registrada em Seabra, na Lotérica Seabra, sendo um jogo simples com 16 números, feito presencialmente, sem teimosinha e com cota

Leia mais »