Delegações da Ucrânia, da Rússia e dos Estados Unidos voltam a se reunir nesta semana, na quarta e quinta-feira (4 e 5), para uma nova rodada de negociações com foco no encerramento da guerra no leste europeu, que já se aproxima de quatro anos de duração. O anúncio foi feito pelo presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, neste domingo (1º).
A nova reunião ocorre após um encontro realizado na semana passada em Abu Dhabi, que terminou sem avanços concretos. O governo ucraniano segue sob pressão dos Estados Unidos para aceitar um acordo, enquanto enfrenta ataques aéreos que comprometeram o sistema de energia do país durante um dos invernos mais rigorosos dos últimos anos.
As negociações são marcadas por divergências profundas entre Moscou e Kiev, principalmente sobre a ocupação de territórios no leste da Ucrânia, como a região do Donbas, além de exigências russas envolvendo áreas sob controle ucraniano e a posição do país em relação à Otan. Autoridades dos EUA e da Rússia ainda não comentaram oficialmente o novo encontro.
*Metro1
Foto: Divulgação/Kremelin/The White House



