Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Estudo indica possível avanço rumo à cura do HIV

Cientistas australianos criaram uma nova técnica que pode levar à cura do HIV no futuro. Eles usam nanopartículas para levar uma informação até as células de defesa do corpo, fazendo o vírus que estava escondido “acordar”. Assim, o próprio corpo, com ajuda de remédios que já existem, pode combater o HIV. O estudo foi publicado na revista científica Nature Communications em 29 de maio.

Atualemnte, os remédios conseguem controlar o vírus e evitar que a pessoa fique doente, mas não eliminam o HIV, porque ele se esconde em algumas partes do corpo. Essa nova técnica foi testada em laboratório e ainda precisa ser testada em animais e pessoas.

Cerca de 40 milhões de pessoas vivem com HIV no mundo. Além dos tratamentos atuais, um novo remédio injetável chamado lenacapavir mostrou bons resultados e protege mais do que os remédios tomados todo dia.

A prevenção continua importante. Usar preservativo, fazer o teste com frequência e tomar a PrEP (Profilaxia pré-exposição) são formas de evitar o HIV. No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece esses serviços de graça para toda a população.

*Metro1

Foto: Divulgação/Prefeitura de SP

Mais Notícias

Sarampo cresce 32 vezes nas Américas em um ano; veja situação do Brasil

Após o aumento significativo de casos de sarampo na região das Américas em 2025 e no início de 2026, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) emitiu um alerta epidemiológico na última terça-feira (3). Segundo a OPAS, quase 15 mil casos da doença foram confirmados no continente no ano passado, um crescimento de mais de

Leia mais »