Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Estudo aponta que canetas emagrecedoras atrasam os efeitos do álcool na corrente sanguínea

Um estudo publicado nesta quarta-feira (15), na revista científica Scientific Reports mostrou que medicamentos da classe análogos de GLP-1, como o Mounjaro, Ozempic e Wegovy podem atrasar a velocidade com que o álcool acessa a corrente sanguínea e causa efeitos no cérebro.

Segundo O GLOBO, 20 participantes com obesidade participaram da pesquisa. Metade utilizava de forma análoga GLP-1: a semalgutida, do Ozempic e Wegovy, a liraglutida, do Saxenda, ou a tirzepatida, do Mounjaro. De acordo com a reportagem, todos consumiram a mesma quantidade de bebida, calculada para que a concentração alcoólica no ar expirado fosse de aproximadamente 0,08%.

Os participantes foram testados de meia em meia hora. No entanto, a concentração alcóolica dos voluntários aumentou mais devagar. Eles relataram em um questionário que se sentiram menos intoxicados.Todos jejuaram antes dos testes.

Ao chegarem para participarem da pesquisa, eles receberam uma barra de lanche com o intuito de padronizar a ingestão calórica e o conteúdo no estômago para que a alimentação não impactasse nos resultados. O professor e co-diretor interino do Centro de Pesquisa Alex DiFeliceantonio explicou que foi constatado também uma diferença entre algumas das bebidas consumidas e nos efeitos no público participante.

“Por que isso importa? Drogas de ação mais rápida têm maior potencial de abuso. Elas afetam o cérebro de forma diferente. Então, se os (análogos de) GLP-1 retardam a entrada do álcool na corrente sanguínea, podem reduzir os efeitos do álcool e ajudar as pessoas a beber menos”, disse DiFeliceantonio em comunicado.

*bahianotícias

Foto: Alana Dias / Bahia Notícias

Mais Notícias

Serviços do INSS voltam a funcionar após uma semana

Os serviços do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) voltaram a funcionar normalmente após uma semana de suspensão dos atendimentos presenciais e os canais de atendimento ficarem fora do ar. Entre os canais está o simulador de aposentadoria, que pode ser acessado pelo site ou aplicativo a partir desta quarta-feira

Leia mais »

Companhias aéreas podem ser punidas por mudança de classe em voos sem permissão do passageiro; entenda

Um Projeto de Lei que proíbe que companhias aéreas mudem passageiros para uma classe inferior à contratada (downgrade) sem consentimento prévio está em análise na Câmara dos Deputados. O PL também estabelece indenizações automáticas aos consumidores afetados. O texto prevê que, caso o downgrade ocorra, a empresa será obrigada a oferecer

Leia mais »