Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Espírito Santo concentra 99% dos casos de febre oropouche em 2025

O estado do Espírito Santo concentra 99% dos casos de febre oropouche registrados no Brasil em 2025, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Nas duas primeiras semanas do ano foram notificados 893 casos da doença no país, sendo 886 no Espírito Santo. Neste mesmo período foram registradas quatro mortes associados à infecção pelo vírus — duas na Bahia, uma no Paraná e uma no Espírito Santo.

A informação foi dada pela secretária de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, durante entrevista coletiva realizada quinta-feira (9), sobre a instalação do Centro de Operações de Emergência (COE) para Dengue e outras Arboviroses. Outras quatro mortes seguem sob investigação. O governo capixaba atribui o número de diagnósticos ao trabalho do Laboratório Central de Saúde Pública, que desenvolveu um protocolo próprio e atualmente testa 100% dos casos suspeitos da doença.

Entre abril de 2024 e esta quarta-feira (15) foram realizados 28.843 testes para febre oropouche no estado, com a confirmação de 6.917 casos desde então. A doença foi identificada pela primeira vez no Brasil nos anos 1960. Ela é transmitida a seres humanos por meio da picada do mosquito Culicoides paraensis. Os sintomas são semelhantes aos da dengue e incluem dores musculares, náusea e dor de cabeça.

*Metro1

Foto: Flavio Carvalho/Fiocruz

Mais Notícias

INSS foi a primeira instituição a adotar medida contra o Master, diz Waller

Em depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, nesta quinta-feira (5), o presidente da entidade, Gilberto Waller Júnior, afirmou que o INSS foi a primeira instituição a tomar medidas contra o Banco Master. Ao ser questionado pelo relator da CPMI, Alfredo Gaspar (União-AL), se o INSS demorou a tomar medidas quanto

Leia mais »

Anvisa e MPF assinam acordo para combater cigarros eletrônicos

Um acordo para intensificar o enfrentamento ao comércio ilegal de dispositivos eletrônicos para fumar (DEF), popularmente conhecidos como cigarros eletrônicos ou vapes foi assinado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério Público Federal (MPF). De acordo com a Anvisa, o objetivo da parceria, com validade inicial de

Leia mais »