Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Em meio a ressurgimento de sorotipo, governo lança plano de contingência contra dengue

O Ministério da Saúde instalou nesta quinta-feira (9) o Centro de Operações de Emergência (COE) para dengue e outras arboviroses. De acordo com a pasta, o aumento significativo do sorotipo 3 do vírus da dengue é uma das preocupações para 2025.

Segundo a ministra da Saúde, Nísia Trindade, a ideia é coordenar o planejamento e a reposta por meio do diálogo constante com estados, municípios, pesquisadores, instituições científicas e outras pastas. Dentre as ações previstas estão se antecipar ao período sazonal da dengue para adequar as redes de saúde; mitigar riscos para evitar casos e óbitos; ampliar medidas preventivas para melhor preparar estados e municípios; e uma articulação nacional para resposta a eventuais situações classificadas como críticas.

A dengue é uma doença causada por um vírus que possui quatro sorotipos diferentes. O dominante no Brasil é o DENV-1. No entanto, desde setembro de 2024, a presença do DENV-3 vem aumentando significativamente. Em dezembro, 40,8% dos casos de dengue foram provocados pelo tipo DENV-3. A maioria se concentra nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Amapá e Paraná. De acordo com a secretária de Vigilância em Saúde, Ethel Maciel, o sorotipo 3 não era identificado no Brasil desde 2008. O ressurgimento pode impulsionar o aumento de infecções, já que grande parte da população não possui imunidade ao sorotipo 3.

*metro1

Foto: Raul Santana/Fiocruz/Divulgação

Mais Notícias

INSS foi a primeira instituição a adotar medida contra o Master, diz Waller

Em depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, nesta quinta-feira (5), o presidente da entidade, Gilberto Waller Júnior, afirmou que o INSS foi a primeira instituição a tomar medidas contra o Banco Master. Ao ser questionado pelo relator da CPMI, Alfredo Gaspar (União-AL), se o INSS demorou a tomar medidas quanto

Leia mais »

Anvisa e MPF assinam acordo para combater cigarros eletrônicos

Um acordo para intensificar o enfrentamento ao comércio ilegal de dispositivos eletrônicos para fumar (DEF), popularmente conhecidos como cigarros eletrônicos ou vapes foi assinado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério Público Federal (MPF). De acordo com a Anvisa, o objetivo da parceria, com validade inicial de

Leia mais »