Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Desemprego recua na Bahia no 1º trimestre de 2025 em relação ao ano anterior, aponta IBGE

A taxa de desocupação na Bahia registrou queda no primeiro trimestre de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo dados divulgados pelo IBGE nesta sexta-feira (16). Em Salvador, o índice foi ainda mais baixo, atingindo 9,2%, enquanto na Região Metropolitana ficou em 9,8%.

Apesar do aumento de 8,3% no número de desempregados e da retração de 2,4% no total de pessoas ocupadas em relação ao quarto trimestre de 2024, os dados mostram melhora significativa em relação ao início do ano passado. O IBGE atribui essa oscilação à sazonalidade do mercado de trabalho, marcada pelo encerramento de contratos temporários após as festas de fim de ano e pela retomada da busca por emprego por quem havia se afastado do mercado no final de 2024.

Outro destaque do levantamento é o crescimento dos trabalhadores por conta própria na Bahia. No primeiro trimestre, esse grupo somava 1,726 milhão de pessoas — alta de 1,5% frente ao trimestre anterior. A maior parte desses trabalhadores atua na informalidade: 86,7% não têm registro no CNPJ. Esse segmento cresceu 3,7% no período, o equivalente a mais 54 mil pessoas.

*bahia.ba

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Mais Notícias

INSS foi a primeira instituição a adotar medida contra o Master, diz Waller

Em depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, nesta quinta-feira (5), o presidente da entidade, Gilberto Waller Júnior, afirmou que o INSS foi a primeira instituição a tomar medidas contra o Banco Master. Ao ser questionado pelo relator da CPMI, Alfredo Gaspar (União-AL), se o INSS demorou a tomar medidas quanto

Leia mais »

Anvisa e MPF assinam acordo para combater cigarros eletrônicos

Um acordo para intensificar o enfrentamento ao comércio ilegal de dispositivos eletrônicos para fumar (DEF), popularmente conhecidos como cigarros eletrônicos ou vapes foi assinado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério Público Federal (MPF). De acordo com a Anvisa, o objetivo da parceria, com validade inicial de

Leia mais »