Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CPMI do INSS estima penas acima de 30 anos para fraudes em aposentadorias

As penas para os envolvidos nas fraudes contra aposentados e pensionistas do INSS podem ultrapassar 30 anos de prisão, segundo o relator da CPMI que investiga o caso, deputado Alfredo Gaspar (União-AL). O parlamentar afirmou que a gravidade das condutas deve levar a enquadramentos em crimes como organização criminosa, corrupção, fraudes previdenciárias, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.

“São crimes que podem levar a mais de 30 anos de prisão, mas eu espero que sejam muitos mais anos para colocar na cadeia esses criminosos que tiveram essa ousadia”, disse Gaspar, que já chefiou o Ministério Público de Alagoas.

O deputado destacou que a dosimetria das penas dependerá da adequação das condutas a cada tipo penal. “Os fatos já tornados públicos têm tipicidades penais muito graves”, afirmou.

Gaspar também frisou que as fraudes não começaram nos governos recentes. Segundo ele, as irregularidades remontam à década de 1990, com acordos de cooperação técnica sem mecanismos de controle, mas a apuração terá como marco inicial o ano de 2015, no governo Dilma Rousseff.

“Não faz sentido investigar crimes já prescritos nem retroceder a um volume de dados que inviabilizaria os trabalhos. Por isso, estabeleci no plano de trabalho que a apuração começará em 2015”, explicou.

*Metro1

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Mais Notícias

Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Ouvidoria Municipal, reforça diálogo com a população e apresenta resultados de janeiro

Canal registrou 52 atendimentos concluídos com êxito, fortalecendo a transparência e a participação social A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, por meio da Ouvidoria Municipal, reforça que o serviço segue como um canal direto entre a população e a gestão pública. Somente no mês de janeiro, foram registradas

Leia mais »

POLÍCIA CIVIL PRENDE PAI QUE ESTUPROU À PROPRIA FILHA

A POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DA BAHIA, através dos policiais civis da Delegacia Territorial de Amargosa/Ba, na data de ontem (03/02/2026) deram cumprimento ao MANDADO DE PRISÃO PREVENTIVA contra o individuo de iniciais O.D.J.S., , 34 anos de idade, ele é acusado de ter estuprado sua filha de iniciais A.B.C.S.S.

Leia mais »