Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Confiança do consumidor no Brasil cresce em setembro e tem melhor resultado em 2025

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), que mede a credibilidade da economia entre a população brasileira, apresentou avanço de 1,3 ponto em setembro, chegando aos 87,5 pontos, o patamar mais forte atingido pelo indicador desde dezembro de 2024, é o que apontam dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV), divulgados nesta quarta-feira (24). As informações são da agência britânica Reuters e do portal InfoMoney.

“A alta da confiança foi concentrada na melhora das expectativas, principalmente, pelo indicador de situação econômica futura, que subiu em todas as faixas de renda”, explicou Anna Carolina Gouveia, economista do FGV IBRE.

Já o Índice de Situação Atual (ISA) teve queda no nono mês do ano, recuando 2,5 pontos após ter registrado duas altas consecutivas em medições anteriores do índice. O indicador está agora em 82,0 pontos. O Índice de Expectativas (IE), por sua vez, avançou 3,7 pontos, para 91,8 pontos.

“A manutenção de um forte mercado de trabalho e o recente alívio da inflação parece ter deixado os consumidores menos pessimistas para o futuro, mas os altos níveis de endividamento e inadimplência das famílias seguem como um limitador da melhora mais robusta da confiança”, completou Gouveia.

De acordo com os dados mais recentes disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia de Estatística (IBGE), a taxa de desemprego no Brasil recuou para 5,6% nos três meses até julho, atingindo mais uma vez o menor nível da série. Por outro lado, pesa na economia a política monetária restritiva, com a taxa básica Selic em 15%.

*Bahia.ba

Foto: Assessoria

Mais Notícias

Serviços do INSS voltam a funcionar após uma semana

Os serviços do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) voltaram a funcionar normalmente após uma semana de suspensão dos atendimentos presenciais e os canais de atendimento ficarem fora do ar. Entre os canais está o simulador de aposentadoria, que pode ser acessado pelo site ou aplicativo a partir desta quarta-feira

Leia mais »