Mais três municípios baianos iniciaram nesta semana a capacitação de brigadistas voluntários. Realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), a ação faz parte do planejamento da Operação Bahia Sem Fogo e tem o objetivo de fortalecer as ações de prevenção e combate a incêndios florestais, especialmente nas regiões historicamente mais afetadas durante o período de estiagem.
Neste ano, a instituição está capacitando voluntários em comunidades estratégicas, reforçando o protagonismo local no enfrentamento aos incêndios e ampliando a resposta inicial às ocorrências até a chegada do apoio especializado. A formação inclui noções de comportamento do fogo, técnicas de combate direto e indireto, segurança operacional e uso correto de equipamentos. As instruções são conduzidas por bombeiros militares especializados, com apoio logístico e pedagógico da coordenação florestal do CBMBA e das secretarias municipais.
O comandante de operações do CBMBA, Coronel BM Nelzito Coelho Oliveira Filho, destaca a importância da iniciativa. “A atuação dos brigadistas voluntários é fundamental para conter focos de incêndio ainda nos estágios iniciais, reduzindo danos ambientais e riscos à vida. Eles são uma extensão do nosso trabalho, especialmente nas comunidades mais isoladas”.
Atualmente, as capacitações acontecem nos municípios de Correntina, Buritirama e Campo Alegre de Lourdes. Na última sexta-feira (16), a instituição formou 110 brigadistas voluntários nas cidades de Lençóis, Xique-xique, Canavieiras, Cotegipe, Wagner, Sobradinho e Itagi. As capacitações seguem até o início de junho, antes da abertura da Operação Florestal 2025, prevista para julho. Além disso, o CBMBA mantém uma articulação constante com secretarias estaduais, prefeituras e órgãos ambientais para consolidar uma resposta integrada e eficaz aos incêndios florestais em todo o território baiano.



